quarta-feira, 30 de maio de 2018

Dicas de uso de óleo de coco extravirgem

Acalmar a pele após a exposição solar

Apresenta propriedades nutritivas, sendo um agente extremamente benéfico para suavizar a pele após longos períodos de exposição solar. 

Uma vez que apresenta propriedades anti-inflamatórias e citoprotetoras (substâncias capazes de proteger nossas células e nossos tecidos).

Protetor da pele e do cabelo

A exposição dos fios à água do mar e da piscina e ao sol pode danificar profundamente os fios. Por isso, uma alternativa é aplicar uma pequena quantidade de óleo de coco nos fios e na pele antes de entrar no mar ou na piscina. 

Ele formará uma barreira protetora minimizando os danos.

Pós-depilação

O óleo de coco é rico em compostos reparadores ideais para tratar e suavizar a pele após processos de depilação. 

Além disso, funciona como uma barreira protetora contra micro-organismos que poderiam atravessar facilmente a pele sensibilizada.

Cuidados com os pés pós-praia

A região dos pés é muito susceptível ao ressecamento, pois nesta região não possuímos glândulas sebáceas. Por isso, merecem cuidados especiais, principalmente após um dia de praia. 

É um grande aliado na recuperação desse tecido, uma vez que fornece nutrição e prolonga a hidratação dos pés, deixando-os macios e suaves. Basta aplicar uma quantidade suficiente para umectá-los e deixar por algumas horas. 

Para segurança e conforto calce uma meia após aplicação e dê preferência por aplicar antes de dormir. Assim o óleo de coco irá trabalhar durante toda a noite na recuperação de regiões ásperas e ressecadas.

Remoção de toxinas e poluição da pele

Durante o verão os poros apresentam-se mais dilatados, favorecendo o acúmulo de sujidades e de toxinas na pele, que muitas vezes não são removidas com a lavagem convencional. 

Uma excelente alternativa é umedecer um algodão com óleo e aplicar no rosto limpo com movimentos circulares, removendo profundamente as partículas de sujidades que obstruíam o tecido.

Esfoliante labial e nutrição labial

A região dos lábios também não possui glândulas produtoras de oleosidade, por isso é mais vulnerável ao ressecamento e ao efeito craquelado. 

O óleo de coco extravirgem pode ser misturado em açúcar de coco e aplicado diretamente nos lábios com movimentos circulares suaves, promovendo esfoliação leve e nutrição. 

Evitando que fiquem ressecados e craquelados, o que deixa o efeito do batom ainda mais lindo.

Proteção da mucosa genital

A mucosa genital é sensível à ação de componentes químicos dissolvidos na água da piscina e pode apresentar irritação e comprometimento da microbiota natural após longas horas de exposição. 

A aplicação prévia de uma pequena quantidade de óleo de coco nesta região pode funcionar como uma barreira protetora minimizando a irritação local.

Saúde bucal e dentes lindos

É uma alternativa para aproveitar o verão com um sorriso saudável e livre de mau hálito. 

A dica é fazer um bochecho matinal com óleo de coco. Por possuir substâncias com propriedades antimicrobianas, pode atuar combatendo bactérias que causam mau hálito, além de favorecer a manutenção da imunidade local.

Reposição do manto hidrolipídico

Sabonetes em geral, produtos químicos e outros componentes podem remover parte do manto hidrolipídico corporal que funciona como uma barreira protetora da nossa pele contra agressões externas. 

Após o banho de mar ou de piscina é interessante repor parte destes componentes. Uma alternativa é aplicar uma pequena quantidade de óleo sobre toda a pele após o banho, ele irá nutrir, proteger e deixar a pele radiante.

Proteção da barba à exposição da água do mar e da piscina

Engana-se quem pensa que os fios da barba não sofrem com as agressões provocadas pela água do mar e da piscina. 

Eles também podem ser protegidos com a aplicação de uma pequena porção de óleo que funcionará como um excepcional agente nutritivo e que evitará que os fios fiquem ressecados e desalinhados.

Créditos: Jackeline de Souza Alecrim  - Farmacêutica, pesquisadora e professora universitária de cursos de graduação e pós-graduação da área de saúde. Atua no desenvolvimento de produtos cosméticos e é Especialista em Saúde Pública, Farmacologia Clínica e em Cosmetologia Avançada com enfoque em Produtos Naturais. Copra Alimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário