segunda-feira, 7 de maio de 2018

Use os alimentos a seu favor

Para eliminar os “quilinhos” extras, seguir uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos é fundamental. Contudo, a “briga com a balança” pode ser amenizada com a ajuda de alguns “aliados”. 

Os alimentos que promovem a aceleração do metabolismo são considerados “aliados” para aqueles que querem ou necessitam perder peso rapidamente.

Proteínas magras, pimentas, gengibre, café e chá-verde, são alguns exemplos.
Todavia, é importante frisar que alimentos que aumentam o metabolismo podem também aumentar a pressão. 

Por esse motivo não são indicados para pessoas com hipertensão arterial e outras doenças cardiológicas. Além disso, é importante que seja observada a tolerância do paciente a esses alimentos.

A pimenta, por exemplo, não é indicada para pacientes com irritação no trato gastrointestinal. Um cardápio saudável é aquele que inclui todos os gêneros alimentares: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais em suas proporções corretas. Ou seja, sem exageros e mantendo sempre o equilíbrio.

Produtos integrais: consumo auxilia o emagrecimento

Os alimentos integrais são aqueles que possuem em sua composição fibras dietéticas, substâncias de origem vegetal que resistem à digestão e não são absorvidas pelo organismo. 

Os benefícios das fibras estão justamente ligados ao fato de não serem degradadas, já que, assim, formam compostos que diminuem a absorção de carboidratos e gorduras. Elas também aumentam a saciedade e diminuem o tempo de contato do alimento com a superfície de absorção, o que auxilia o emagrecimento e o controle dos níveis de colesterol no sangue, por exemplo.

É importante ressaltar, para que todos os benefícios das fibras sejam obtidos, é necessário que elas sejam hidratadas. Logo, deve-se aumentar o consumo de água.
As fibras também são indicadas para prevenção de determinadas doenças, principalmente as ligadas aos intestinos. A diverticulite é um bom exemplo.

O médico Drauzio Varella explica o que é a doença:
“Divertículo é uma saliência parecida com a ponta de um dedo de luva, que pode localizar-se em diferentes áreas do trato gastrointestinal, mas se manifesta com mais frequência entre as fibras musculares das paredes do intestino grosso. 

No divertículo, pode penetrar e ficar retida pequena quantidade de fezes. Do mesmo modo, se houver condições favoráveis, podem alojar-se colônias de bactérias. A presença de numerosos divertículos no intestino recebe o nome de diverticulose”.

Créditos: Liamara Mendes  - Revista IATE

Nenhum comentário:

Postar um comentário