terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Aprenda a preparar xarope da casca do jatobá (combate doenças da próstata)

É da família das Fabáceas e possui outros nomes como: jataí, jutaí ou jatobá da mata. Na região Amazônica é encontrada a espécie Hymenaea parviflora que pode chegar a até 45 metros de altura.Segundo Moacir Biondo, especialista em plantas medicinais, doenças como a gripe, bronquite, asma e outros problemas pulmonares podem ser combatidos utilizando o xarope da casca da espécie. 
Além disso, o método auxilia no tratamento da pneumonia e é ideal para crianças com tosse, resfriado e que possuem a imunidade baixa. Seu xarope pode ser misturado com a semente do cumaru, malvarisco ou mangarataia. 
O consumo do xarope é muito importante para os homens, pois combate às doenças de próstata como a prostatite, que é a inflamação da próstata, a hiperplasia benigna da próstata (HBP), uma doença causada pelo aumento do tamanho da próstata devido à idade e também quando o antígeno prostático específico, ou PSA, está alto. 

Receita: corte um pedaço da casca da árvore do jatobá em pedaços bem pequenos, lave a casca com água corrida. Adicione meio litro de água, coloque para ferver e em seguida para coar. Acrescente uma colher de açúcar e espere apurar. Após a apuração, retire o açúcar concentrado e acrescente mel de abelha até o xarope ficar bem grosso. Tome três vezes ao dia.

Créditos: Texto e imagem Portal Amazonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário