segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Colágeno - Impossível viver sem

O colágeno é a proteína mais abundante no organismo, constituindo cerca de 30% das proteínas do nosso corpo e 6% do nosso peso total. 

A principal função do colágeno consiste em manter a forma e impedir a deformação dos tecidos.

Faz parte da composição de órgãos de sustentação como a pele, os ossos, tendões e cartilagens. 

Usado para enrijecer os tecidos da pele, eliminar as rugas, aumentar a tonicidade dos músculos e como auxiliar nos regimes de emagrecimento. Revigora o couro cabeludo, combate a celulite e flacidez.

Com a perda do colágeno, os músculos ficam flácidos, existe diminuição da densidade óssea, as articulações e ligamentos perdem a elasticidade e a força, a cartilagem que envolve as articulações fica frágil, porosa com aspecto de almofada.

O colágeno é o principal veículo de constituição da musculatura e uma pele saudável, pois 80% da derme é constituída de colágeno, que garante a firmeza e sustentação.

Auxilia no funcionamento do sistema linfático, pois ajuda a regenerar as válvulas que procedem o fluxo da linfa, o que leva a uma melhora sensível das celulites. 


Ajuda a evitar também o aparecimento de estrias devido ao estiramento da pele, pois auxilia no aumento da elasticidade da pele que apresentará uma maior tonicidade/firmeza , através do estímulo da regeneração colágena e da renovação celular. 

Para esclarecer quais são os alimentos que ajudam a repor o colágeno no organismo, o nutricionista Gabriel Cairo Nunes lista os mais indicados:

Carnes, ovos, peixes, feijão, brócolis, ervilha, cerejas, uvas, soja, aveia, leguminosas, vitamina C (facilitam a síntese do colágeno), frutas vermelhas.

O colágeno também é comercializado em pó (hidrolisado), e basta misturá-lo em suco ou em água para saciar a fome, ajudando a emagrecer. 


Recomenda-se tomar 9g a 10g de colágeno por dia durante aproximadamente 3 meses para ver os resultados. Logo após consumir o colágeno, deve-se tomar 1 copo de suco de laranja, por exemplo, para garantir seja devidamente absorvido pelo organismo.


Pesquisa junto aos fornecedores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A bondade em palavras cria confiança; a bondade em pensamento cria profundidade; a bondade em dádiva cria amor. Provérbio chinês

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...