quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Congelamento de pães, bolos, tortas e salgados

É possível congelar a massa ou os pães prontos (não amanhecidos), que readquirem suas características originais após o descongelamento.

Pão francês - embalar em sacos plásticos, extraindo o ar; descongelar em temperatura ambiente ou no forno, envolto em folha de alumínio.

Pão de forma - embalar em plástico, de preferência em porções individuais.

Pão recheado - embalar em plástico ou folha de alumínio; descongelar no forno, envolvido em folha de alumínio (baixa temperatura até descongelar, aumentando em seguida).

Pão doce - não deve ser congelado se tiver recheio de maizena.

Sonho - congelar sem recheio.

O congelamento de bolos apresenta bons resultados, recomendando-se preparar vários a cada fornada.

Bolo simples - assar em formas aluminizadas pequenas ou em formas retangulares para cortar em pedaços; embalar frio em bandejas ou sacos plásticos; descongelar ainda embalados em temperatura ambiente ou no forno, por 15 minutos, envolto em folha de alumínio.

Bolo com cobertura - depois de decorado, levar ao freezer sem embalagem; após 2 horas embalar em folha de alumínio ou saco plástico (tirar da embalagem antes de descongelar, para não danificar a decoração).

Torta - tanto a massa quanto a torta moldada sem assar podem ser congeladas, bem como a torta assada.

Torta salgada - é mais prático congelar pronta, mas pode ir ao freezer crua; descongelamento em temperatura ambiente ou no refrigerador (pincelar a gema apenas no momento de ir ao forno).

Doces - não devem ser congelados se tiverem recheio de maizena ou cobertura de gelatina.

Pizzas - podem ser congeladas com todos os ingredientes ou só os discos, já assados e separados por plástico; quando já preparadas, com mussarela e recheios, levar ao freezer por 1 hora, antes de embalar individualmente.

Esfiha - congelar pronta, individualmente (como os bifes); descongelar no forno envolta em folha de alumínio.

Pastéis - preparar os pastéis com massa caseira ou pronta, levando ao freezer por 40 minutos; congelar individualmente e armazenar em saco plástico; retirar 30 minutos antes de fritar (ainda gelados) e usar bastante óleo, sem esquentar muito, fritando um por vez.

Coxinhas - mesmo procedimento dos pastéis.

Croquetes - podem ser congelados fritos ou não; quando fritos, embalar em porções isoladas com papel aderente, saco plástico ou folha de alumínio; descongelar no forno; quando não estiverem fritos, proceder como no caso dos pastéis.

Quibes - congelar assado ou frito, embalado em papel alumínio, plástico ou papel aderente; descongelar no forno.

Sanduíches - evitar recheios de tomate cru, alface, pepino e ovo cozido, pois estes não congelam; embalar individualmente em plástico aderente ou folha de alumínio; descongelar em temperatura ambiente, com a embalagem.

Tempo de conservação:
Pão doce - 3 meses
Pão caseiro - 2 meses
Outros pães - 4 meses
Bolo simples - 8 meses
Bolo decorado - 4 meses
Torta crua - 6 meses
Pizza disco - 4 meses
Pizza preparada (mussarela) - 3 meses
Esfiha - 3 meses
Pastéis - 3 meses
Coxinhas - 3 meses
Croquetes - 3 meses
Quibes - 3 meses
Sanduíches - 1 mês

Créditos: Livro de Receitas

8 comentários:

  1. Como congelar o sanduiche natural pronto. O sanduiche com todos os ingredientes tipo maionese e recheios.

    ResponderExcluir
  2. Olá Robson!
    No sanduíche natural, devem ser evitados recheios de tomate cru, alface, pepino, ovo cozido e maionese (a gordura se separa dos demais ingredientes e o alimento talha quando descongelado), pois estes não congelam.

    Muito obrigada pela visita e seu carinho.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ QUAL A MELHOR MANEIRA DE CONSERVAR SONHOS DE NATA, CREME E OUTROS PARA O DIA SEGUINTE ATT SOLANGE MOREIRA moreira.rubison@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada por me ajudarem.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde , então só podemos congelar os quibes depois de prontos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Se a carne moída já foi congelada, só depois de prontos, pois pode deteriorar no tempo de congelamento. Mas, se a carne estiver fresca, congele em aberto e depois coloque em sacos plásticos. Não tempere demais.

      Agradeço sua visita.

      Excluir
  6. P congelar os bolos decorados, podem ser com quaisquer recheios ou tem os específicos p congelamento, se sim quais são?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla!
      Não. Alguns recheios não devem ser congelados, como brigadeiros, mousses e merengues por exemplo.Também, não congele bolos com recheios de frutas, ao descongelar a textura muda e o sabor fica acentuado. Geléias, ganaches e caldas podem ser congeladas sem problemas.
      Com exceção do limão, coberturas de bolo de frutas não são adequadas para serem congeladas.
      Bolos light não congelam bem, incluindo pão-de-ló sem gordura/óleos, pois é provável que perca sua umidade e seque demais.

      Agradeço sua visita.

      Excluir

A bondade em palavras cria confiança; a bondade em pensamento cria profundidade; a bondade em dádiva cria amor. Provérbio chinês

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...