sexta-feira, 2 de maio de 2014

Os pais são como espelhos para os filhos

Meu filho, preste bem atenção no que eu digo e siga o exemplo da minha vida.” (Provérbios 23:26)

Sabemos que os filhos aprendem ao observar o comportamento e não apenas pelo que ouvem, mesmo porque sua capacidade de compreender a linguagem desenvolve-se posteriormente nas suas vidas.

Nossos filhos podem ser influenciadores ou influenciados, e nossas atitudes são fundamentais para definir o seu comportamento. Observe seus filhos e você terá um belo retrato de como você age. Pense nisto!

“Ao observarmos as brincadeiras de nossos filhos, muitas vezes, vamos nos surpreender com a fiel representação daquilo que, sem perceber, costumamos fazer. Por via de regra, nas suas conversas e brincadeiras de “casinha”, estavam representando, no seu mundo de fantasia, nossos modos de pais. 

Sem muito esforço, perceberemos que até a nossa maneira de falar, gesticular ou de nos comportar à mesa são fielmente reproduzidos pelas nossas crianças como se estivéssemos vendo a nossa versão em miniatura.

As brincadeiras dos meninos, frequentemente, estão representando as responsabilidades dos pais, através de um personagem que sai para trabalhar de carro, de ônibus ou a pé. As meninas são normalmente as mães que se dedicam a manter a casa arrumada, a preparar a comida, a cuidar do bebê… Em outros casos, certamente, esses personagens podem ganhar um outro “script” como uma mulher empresária, uma professora, médica, entre outros. 

Tudo dependendo da realidade da família da qual as crianças fazem parte e de sua fértil imaginação. Em algumas circunstâncias, os pais poderão ouvi-las repreendendo suas “filhinhas” com as mesmas palavras que comumente elas são, também, repreendidas. Que nenhum pai tenha o desprazer de assistir suas crianças esbofeteando suas bonecas!

Se analisarmos um pouco, facilmente perceberemos que muitos dos nossos valores foram adquiridos por meio do testemunho de nossos pais. Ainda que não tivéssemos contemplado somente os bons exemplos, na nossa decisão infanto-juvenil, “intencionávamos” ser diferentes com nossos próprios filhos. Mais que um canal da provisão em casa, nossos pais estavam refletindo um modelo de comportamento.

Hoje, temos a graça de “consertar” em nós algumas coisas que vivemos e experimentamos como filhos, para que mais uma geração não venha a sofrer as mesmas dores. Sem dúvida, mais que super-heróis, os pais são, para os filhos, os modelos mais próximos que lhes transmitirão o senso de responsabilidade, respeito, idoneidade, espiritualidade, entre outros. 

Acredito ser muito difícil a cobrança de um determinado comportamento, quando os pais não foram os canais para alguns desses valores.

Assim como lembramos os gestos de nossos pais, lembramo-nos também dos momentos em que não seguimos, tão retamente, o que nos foi ensinado. “Os acidentes de percurso”, dificuldades e algumas crises na educação de nossos filhos, nós também vamos enfrentar.

A certeza que podemos acalentar é que os valores fecundados na essência de nossas crianças são irrevogáveis e, certamente, serão transmitidos para outras gerações, que seguramente, não chegaremos a contemplar".

Créditos: Dado Moura – Canção Nova / Luis Antonio Luize - Ichtus

2 comentários:

  1. Minha queria amiga San!

    Felicidades para você, por este dia tão especial que é o seu aniversário.

    Parabéns, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados.

    Que seu coração, esteja sempre em festa, porque você é um ser de luz e especial para mim.

    Felicidades pelo seu aniversário.

    Que seu caminhar seja sempre premiado com a presença de Deus, guiando seus passos e intuindo suas decisões, para que suas conquistas e vitórias, sejam constantes em seus dias.

    Parabéns por hoje, mas felicidades sempre

    Da amiga: Silvia Lima

    ResponderExcluir
  2. Minha querida amiga San!

    Que este dia seja abençoado para você!

    Bjs Silvia

    ResponderExcluir