segunda-feira, 21 de março de 2016

Outono/Inverno – benefícios para o nosso organismo

Durante o outono/inverno como acontece também durante a noite e nos dias de chuva, sabiamente a natureza recolhe/armazena o principio ativo das plantas em suas raízes, para que assim fique protegido das baixas temperaturas ou até mesmo do calor intenso. A melhor parte da planta a ser utilizada é a raiz, que aproveitando-se dessa super atividade, aprofunda-se para o centro da terra em busca dos mais ricos nutrientes.

É um período de repouso, reflexão, período em que a natureza repousa reciclagem, nos lugares onde o frio é intenso e temos a oportunidade de observar com maior clareza os fenômenos, os pássaros e os animais se recolhem antes do pôr do sol, e só entram em atividade após o nascer do sol, comem pouco, reservam suas energias apenas para manter o corpo aquecido.

Nossos rins ficam abertos, receptivos a energia cósmica, portanto não devemos sobrecarregá-los, pois nesse período do ano os rins nutrem o fígado.
Podemos comer 70% dos alimentos cozidos ou assados e 30% crus. Devemos tomar muito chá para tonificar os rins e limpar o fígado, período propício para eliminar de vez os vermes e parasitas. Nos meses que não tem “r” maio, junho, julho e agosto, são períodos propícios para fazer uma limpeza no organismo tomando vermífugo e comendo alimentos depurativos.

Devemos prestar atenção na cor da urina, se for clara demais diminuir a quantidade de líquidos, e se for escura, aumente a ingestão de líquidos principalmente caldos e chás. Se houver retenção de líquidos, pressão alta, diabetes, pedra nos rins, podemos potencializar o tratamento médico usando feijão azuki.


Dina Bastos – Professora de Arte Culinária Holística

Um comentário:

  1. É muito importante beber agua para os rins funcionarem perfeitamente...bjo amiga sds de você

    ResponderExcluir