segunda-feira, 30 de maio de 2016

Atitudes relaxantes

Respire Fundo
Inspira, expira…. Ficar atento à respiração é o primeiro passo para o relaxamento profundo. Separe alguns minutos do dia para praticar meditação indiana. Chamado de 5 por 8, o trabalho respiratório consiste em inspirar 5 minutos e expirar 8. A intenção é relaxar todos os músculos tensionados com o estresse do dia, para isso basta concentra-se no movimento e no barulho da inspiração e da expiração. Aproveite para alongar calmamente os músculos.

Reserve um tempo para você
Pode parecer demagogia, mas você tem sim que separar pelo menos uma hora para fazer aquilo que te faz bem. Seja almoçar com um amigo, ler um livro ou brincar com seus filhos. Ter um tempo para si, hoje em dia, é um luxo. O tempo parece cada vez mais escasso e as pessoas não sabem como administrá-lo. Tire uma horinha para pensar na vida e desligar-se do mundo. Saia de casa para dar um passeio e mentalize coisas boas , logo a sensação de bem-estar fará parte de sua rotina.

Apague as luzes
Meia luz cai bem para os momentos românticos e para as horas de relaxar. Transforme a casa em um ambiente verdadeiramente aconchegante, deixe a luz do sol entrar pelas frestas da janela ou acenda velas.  No centro da cabeça está a glândula pineal. Ela distingue o ambiente escuro do claro, levando a um relaxamento profundo do corpo e da mente quando há ausência de luz.

Chá Relaxante
As receitas das avós são menos infalíveis. Para acalmar, nada melhor do que uma xícara de chá de hortelã, camomila ou erva-doce. Só o aroma, durante a preparação da bebida, já relaxa. O chá desempenha papel importante no alivio do estresse. Seja quente ou frio, o chá provoca sensação e apura o paladar. A escolha do sabor contribui bastante para que isso aconteça.

Sinta o Perfume
Aromatizadores e óleos essenciais provocam sensações agradáveis. Perfume o quarto para um sono mais tranquilo e a sala para garantir o equilíbrio. Nem sempre podemos sentir o cheiro de campo, das plantações de camomila ou da lavanda. Com os aromatizadores, a casa ganha esse toque de natureza. O olfato, quando estimulado atua no sistema imunológico , cardiovascular e respiratório, além de combater o estresse e a ansiedade.

Automassagem
Com algumas gotas de óleo de massagem sobre a palma das mãos inicie a automassagem. A técnica ajuda o corpo a desligar da mente. Faça movimentos calmos e repetitivos nos ombros, braços, têmporas, pés e couro cabeludo. Aparelhos de massagem podem ajudar. A automassagem é um momento todo seu, de maior reconhecimento do corpo e da busca para se livrar da ansiedade. Em menos de 15 minutos você sentirá a diferença.

Pés descansados
Um método antigo, e muito eficiente, para relaxar é o escalda pés. Mergulhe seus pés em uma bacia com água morna e 5 colheres de sopa de sal grosso ou algumas gotas de essência de lavanda. No fundo, coloque bolinhas de gude para massagear a planta dos pés, é lá que estão importantes pontos energéticos do corpo. Mantenha-se em silêncio ou ouça uma música tranquila, enquanto sente o cansaço do corpo inteiro indo embora.

Escute musica
Procure um cantinho preferido da casa, feche os olhos e escute sua música preferida. Aprecie a melodia. Vale qualquer canção, desde que seja tranquila. Pode ser new age, instrumental ou clássica. Dê preferência àquelas que não trazem lembranças desagradáveis. Apenas escute-as.

Créditos: Professor Antonio Marinho

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A coisa mais difícil de ver é precisamente o que está diante dos seus olhos. Goethe

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