segunda-feira, 16 de maio de 2016

Um aliado poderoso chamado tomate



O suco de tomate não substitui a refeição. É ideal para intervalos. Rico em licopeno, vitaminas, fósforo, potássio, fibras e antioxidantes.

Se o assunto é a beleza da pele ou cabelos, cosméticos e tratamentos estéticos são citados de forma externa. Mas um rosto lisinho e cabelos sedosos, com aspecto saudável, também dependem de tratamentos internos e tudo o que ingerimos influi no aspecto do rosto e do corpo. Assim, os sucos ganharam status de poderosos aliados na hora de eliminar o acúmulo de toxinas, gorduras, açúcares e conservantes, e combater a sensação de inchaço, dor de cabeça e indisposição. E melhoram o funcionamento do intestino, ativam o sistema imunológico e aumentam a hidratação do corpo.

O bom e velho tomate virou um queridinho, principalmente o tipo “cereja”, de sabor mais adocicado. É rico em licopeno, substância antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento precoce do organismo, protege o sistema cardiovascular e ajuda a prevenir o câncer. Além disso é rico em vitaminas C, A e B9 e tem fibras e sais minerais como cálcio, fósforo, magnésio e potássio, que melhoram o desenvolvimento de dentes, ossos e músculos e protegem o sistema imunológico. As células processam os alimentos da melhor maneira possível e eliminam a gordura em excesso.

Tomate é tomate, e mesmo variando o formato ou sabor (mais doce ou mais ácido), os benefícios são iguais. Preparados como molhos, não perdem suas propriedades, mas podem ser mais calóricos por causa da adição de outros ingredientes. Daí o suco ser a alternativa mais natural.

Modo de preparo do suco: bata o tomate, couve, cenoura e pedras de gelo no liquidificador. Tempere a gosto com sal. Delicioso. Misture tomate, gengibre, abacaxi e água com gás. Refresca e sacia. E mais, coma tomate na hora do lanche, substituindo a fruta.

Na dúvida, fale com um nutricionista. Para quem pretende perder peso, a “tentação” é substituir a refeição pelo suco de tomate, mas isso não é recomendável, pois compromete a nutrição correta do organismo. Caloricamente, 100 ml de suco de tomate são iguais a uma porção de legumes, mas o suco não tem as mesmas quantidades de fibras dos legumes cozidos ou frescos. Nas receitas de sucos de tomate, a pimenta-do-reino moída na hora vem como aliada, pois acelera o metabolismo.


O tomate também aparece como ingrediente para tratamento externo da pele. Quem sofre com acne pode, duas vezes por semana, aplicar a polpa do tomate nas áreas afetadas, deixar agir por 20 minutos e enxaguar com água fria. A dica também vale para pele muito oleosa.


Suplemento semanal “D.A.Presente”do Diário de Aço – Bambamel Natural

Um comentário: