sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Bendito complexo B

Quando estamos estressados demais, nosso organismo fica mais vulnerável aos radicais livres, moléculas que danificam as estruturas celulares e podem desencadear problemas. 

Acontece que o cérebro também fica à mercê deles e, como consequência, pode ocorrer desequilíbrio nos neurotransmissores. 

Para evitar esse transtorno, a recomendação é reforçar a dieta com castanhas, ricas em selênio, e frutas dotadas de substâncias que combatam esses inimigos. 

As vitaminas do complexo B são indicadas para quem não quer ser chamado de ranzinza. 

Segundo a nutricionista Salete Brito, nesse grupo, o destaque maior fica com o ácido fólico, presente em vegetais (brócolis, cogumelos, tomate, rúcula e outras verduras de folhas verde-escuro são excelentes fontes) e que interage com a serotonina e a noradrenalina. 

Mas esses alimentos devem ser ingeridos crus, porque o calor do fogo destrói a substância.

A vitamina B6 também tem surpreendido os pesquisadores por sua atuação no cérebro. 
Ela é essencial para o aproveitamento dos carboidratos e na condução dos impulsos nervosos. 

O milho e a banana são ótimas fontes, informa a profissional. A B12 é outra a merecer lugar de honra no prato. 

Sua ação está relacionada ao alívio da depressão, e estudos mostram que a reposição é capaz de reverter esse quadro. 

Entre os alimentos ricos em B12 estão as ostras, os mariscos e a carne vermelha magra, orienta Salete. 

Os benefícios das vitaminas do complexo B completam-se com a inclusão da B1 na dieta. 

Também chamada de tiamina, é encontrada nas carnes, no pistache e no caju e é essencial na síntese de neurotransmissores relacionados ao bem-estar e na conversão de glicose em energia. Quando ela está em falta, sobra nervosismo.

Eles não podem faltar: minerais também têm influência positiva sobre o nosso humor. 

É o caso do magnésio, que aparece em cereais, oleaginosas e sementes – a de abóbora, por exemplo, é fundamental para o aproveitamento da energia que enche as células cerebrais de vigor. 

O potássio da batata, da banana, da laranja e do melão contribui para a eliminação da fadiga, e o cobre presente nas oleaginosas se une a enzimas responsáveis pelo transporte de ferro.

As oleaginosas, aliás, deveriam estar sempre à mão de quem vive aborrecido. 

Além de ricas em magnésio e cobre, elas são campeãs em selênio, especialmente a castanha-do-brasil, antes chamada de castanha-do-pará, justifica Salete. 

De acordo com a nutricionista da Unicamp, estudos demonstram que a deficiência de selênio tende a ser mais comum em pessoas sem alegria, porque o mineral auxilia na regulação do humor e é um poderoso antioxidante.

Créditos: Revista Metrópoli - Unicamp

Nenhum comentário:

Postar um comentário