quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Cacau - da cabeça aos pés

O chocolate tem o poder de transformar momentos ruins em boas energias. Esta paixão pelo chocolate 80% “cacau”, é o protagonista deste artigo.

O cacau, contém polifenóis, entre eles os poderosos flavonoides, antioxidantes responsáveis por neutralizar os radicais livres impedindo o envelhecimento precoce da pele e prevenindo o aparecimento de doenças cardíacas e o câncer. 

Possui ação anti-inflamatória, ajuda a regular o intestino, aumenta o HDL (colesterol bom) e diminui o LDL (colesterol ruim), age no processo de oxigenação cerebral, ajuda na memória, previne o aparecimento de coágulos sanguíneos evitando a ocorrência de hipertensão arterial, ataques cardíacos e derrames. 

Os ácidos fenólicos do cacau têm ação emagrecedora, interferem na produção de leptina, o hormônio da saciedade, e seus antioxidantes previnem o acumulo da gordura nas células.

Também contém teobromina com ação diurética e estimulante do sistema nervoso central dando mais energia para realizar exercícios físicos. 

É rico em minerais: magnésio, que ajuda no  funcionamento do coração, ferro, cobre e manganês, responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue, cromo que auxilia nos índices de açúcar e zinco importante para a pele e o sistema imunológico. 

Possui o aminoácido triptofano, que eleva os níveis de serotonina que auxilia no controle da ansiedade aumentando a sensação de bem estar e prazer.

Em um estudo para avaliar o efeito do consumo de chocolate sobre a acne, envolvendo 65 participantes, durante 4 meses, os pesquisadores não encontraram mudança significativa na produção de acne. 

Recentemente, uma melhor atenção foi depositada nas propriedades dermatológicas de polifenóis do cacau. Mostraram contribuir para a fotoproteção do tecido interno, ao melhorar a circulação sanguínea dérmica, e afetar a superfície da pele cosmeticamente, hidratando-a. 

O consumo de cacau rico em flavonóis, durante 12 semanas, diminuiu a aspereza da pele em comparação com o cacau de baixo teor de flavonóis. 

Este efeito é potencialmente alcançado através de um aumento no fluxo sanguíneo em tecidos cutâneos e subcutâneos o que leva a uma maior densidade e hidratação. 

Em outro estudo, foi investigado os efeitos agudos de uma dose única do cacau rico em flavonóis na microcirculação cutânea. 

O consumo do cacau rico neste flavonóide aumentou o fluxo sanguíneo cutâneo e a saturação de oxigênio. 

O pré-tratamento com extrato de cacau polifenólico também tem demonstrado  uma proteção significativa contra a oxidação de células humanas submetidas a estresse oxidativo. 

Máscara hidratante caseira
Misture duas colheres de cacau em pó, um copo de iogurte natural e duas colheres de mel. Passe no rosto  e corpo.  Deixe agir de 15 a 20 minutos. Enxague com água morna e depois com água mais para fria e veja a luminosidade que a pela ganha.

Referências bibliográficas:
Araujo et al. Cacao and Human Health: from Head to Foot – A Review. Critical Reviews in Food Science and Nutrition. 2013. DOI:10.1080/10408398.2012.657921
A revista da mulher
Bambamel
Chocolate Gobeche

Nenhum comentário:

Postar um comentário