sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Prepare seu próprio cosmético com óleos essenciais

Por que cuidar da pele

É o maior órgão vital, mantendo sua saúde e bem estar de formas incrivelmente diferentes. É impermeável e pode ter num único cm² centenas de glândulas sudoríparas e receptores sensoriais para tato, calor e frio.

É um importante órgão do sistema imunológico, atuando como uma barreira de proteção contra substâncias tóxicas e micro-organismos invasores (bactérias, fungos e vírus).

Regula a temperatura do corpo, contraindo as veias e encaminhando o sangue para as temperaturas frias do corpo para preservar o calor, além de produzir suor em temperaturas quentes para esfriar o corpo através da evaporação. 

É o maior órgão sensorial, enviando mensagens neurológicas sobre tato, pressão, dor e temperatura para o Sistema Nervoso Central. A sensação é uma das funções mais importantes da pele.

Desintoxica o corpo excretando resíduos, grande parte pelas glândulas sudoríparas. Sintetiza e estoca vitamina D. Protege o corpo de danos da radiação ultra violeta pela produção de melanina. Absorve nutrientes lipossolúveis como vitamina A, D, E e K.

É um órgão metabólico. A pele está envolvida no metabolismo e queima de gorduras, e ajusta o nível de água e sais minerais do corpo através da transpiração. 

Promove o equilíbrio da saúde do corpo devida a sua propriedade de proteção, regulação da temperatura do corpo, percepção sensorial, balanço de água, síntese de vitaminas e hormônios, e absorção de nutrientes necessários para a saúde.

É um órgão dinâmico, sempre se renovando à medida em que células velhas morrem e novas células nascem. 

Da infância à vida adulta a pele se renova continuamente.


Prepare seu próprio cosmético com óleos essenciais

Escolha de 1 a 3 óleos essenciais, baseado no objetivo terapêutico a ser trabalhado. Em um recipiente limpo e esterilizado com álcool, coloque os óleos essenciais na quantidade apropriada, na dúvida use 2%. 

Feche o frasco e balance algumas vezes para ocorrer a harmonização molecular. Preencha o recipiente com a base de sua escolha (ex: creme nívea) e misture por vários minutos. A sua formulação cosmética 100% natural está pronta para uso.

Conservação: você pode adicionar 1% de Vitamina E ou 0,5% de OE Cravo na sua formulação para aumentar sua durabilidade.

Prazo de validade: estas formulações podem ter até 6 meses de validade, dependendo das condições de estocagem.

Concentração de 2%:

1 colher de sopa de óleo vegetal – 4 gotas de óleo essencial.
50ml ou 50 gramas - 22 gotas ou 1ml de óleo essencial.
100ml ou 100 gramas – 44 gotas ou 2ml de óleo essencial.
250ml ou 250 gramas – 110 gotas ou 5ml de óleo essencial.

Créditos: André Ferraz - é aromaterapeuta profissional, professor e diretor da Viver de Aromas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário