segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Aprenda sobre sushi

O sushi é um prato tradicional da culinária japonesa, que foi inventado a partir da necessidade de conservar o peixe cru.

Com um sabor exótico e agradável, é considerada a comida mais fotogênica do mundo.
Antigamente, no sudeste asiático, utilizava-se o arroz cozido para conservar o peixe, através da fermentação do arroz. 

Deste modo, os filetes de peixe cru eram salgados e acondicionados dentro de um barril de madeira, envolvidos em camadas de arroz, durante um a três anos.

O arroz, ao libertar ácido láctico, garantia a conservação do peixe. Contudo, tornava-se impróprio para consumo alimentar e somente o peixe era aproveitado e consumido. 

No século XV, os japoneses começaram a consumir o peixe e o arroz, e foi desta forma que surgiu o sushi.

Dos ingredientes mais utilizados no sushi, podemos destacar as algas, o pescado, o arroz e o molho de soja. As peças de sushi também são compostas pelos mais diversos vegetais e frutos, como o abacate e a manga.

Ingredientes usados no sushi

Algas: as mais utilizadas são as nori – folha de alga marinha desidratada. As algas têm um lado fino e outro rugoso, no qual se coloca sempre o arroz para aderir bem.

Nutricionalmente, as algas são pobres em quilocalorias, devido ao seu baixo teor em gordura, e são ricas em fibra, em minerais (iodo, ferro e magnésio) e em vitaminas (vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B).

Pescado: destaca-se pelo seu elevado teor em proteínas, ácidos gordos polinsaturados ómega 3 – que, entre outros benefícios, contribuem para a redução do risco de doenças cardiovasculares – minerais (zinco, potássio, fósforo) e vitaminas do complexo B.

O salmão, o atum, a perca e a cavala são exemplos de alguns tipos de pescado incluídos nas peças de sushi.

Arroz: é considerado o principal ingrediente do sushi, rico em hidratos de carbono complexos. Devido ao seu processamento (cozido em água, açúcar e vinagre), o arroz perde vitaminas, minerais e fibras.

Molho de soja: é conhecido como shoyu e obtido através da fermentação de feijões de soja. Do ponto de vista nutricional, este molho apresenta um reduzido aporte calórico, devido ao seu baixo teor em gorduras. 

Em contrapartida, é rico em sódio, pelo que se recomenda que pessoas com hipertensão arterial reduzam e/ou evitem a adição de molho.

Escrito por: Beatriz Vieira / Estagiária de nutrição da APDP ( associação Protetora de Diabéticos de Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário