segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Muito além de cores, sabores e aromas

Coentro: é uma planta glabra, da família Apiaceae, de flores róseas ou brancas, pequenas e aromáticas, cuja folha, usada como tempero ou condimento, exala odor característico.

Originário do Mediterrâneo e oeste da Ásia, o coentro já era conhecido e utilizado pelos egípcios, não como tempero, mas como planta medicinal.

Previne e trata a celulite, pois combate os radicais livres e detoxica o organismo, quelando os metais pesados. 

Possui ação anti-inflamatória, ansiolítica, analgésica, diurética, e atua na digestão e no metabolismo dos lipídios.

Cravo-da-índia: da família Myrtaceae, é uma árvore nativa das ilhas Molucas, na Indonésia.

O botão de sua flor, seco, é empregado na culinária como condimento para pratos doces, utilizado como especiaria desde a antiguidade.

Auxilia na proteção do sistema cardiovascular e regula o perfil lipídico, além de ajudar na digestão e na saúde gastrointestinal. É um potente antioxidante.

Caneleira: é uma pequena árvore com aproximadamente 15m de altura, pertencendo à família Lauraceae. É nativa do Sri Lanka, no sul da Ásia.

A canela é a especiaria obtida da parte interna da casca do tronco. É muito utilizada na culinária como condimento e aromatizante.

Auxilia a perda de peso, aumentando a atividade metabólica, além de ajudar no controle de colesterol e melhorar a sensibilidade à insulina. 

Também aumenta resistência ao stress, diminuindo a fadiga.

Gengibre: é uma planta herbácea da família Zingiberaceae, originária da ilha de Java, da Índia e da China. 

Trata-se de uma planta perene, que pode atingir mais de 1 metro de altura. As folhas verde-escuras nascem a partir de um caule duro, grosso e subterrâneo (rizoma). 

O seu caule subterrâneo é utilizado como especiaria na culinária desde a antiguidade.

Auxilia no processo digestivo, com efeitos benéficos ao organismo como controle de náuseas e vômitos. Além de ser um potente termogênico, que estimula o metabolismo.

Pimenta vermelha (Solanaceae): apresenta uma característica importante que é sensação de ardência, em função da presença de um capsaicinóide chamado capsaicina, que apresenta atividade termogênica e induz o gasto energético, além de seus benefícios adicionais, como a lipólise e promoção da sensação de saciedade.

Anis estrelado (Illiciaceae): é uma planta originária da China e do Vietnã.

Esta árvore possui grande porte, podendo chegar até 18 metros de altura, e carrega este nome devido aos frutos que gera, tendo formato de estrela. É considerado uma especiaria de uso medicinal e culinário.

Possui um aroma idêntico ao do anis, pois contém o mesmo óleo, embora seja mais forte. 

É eficaz no tratamento de diversos problemas digestivos como cólicas, gases e espasmos gastrointestinais, além de combater a insônia, gripes, tosses e bronquite, como efeito calmante e expectorante.

Zimbro:  é um arbusto perene da família das Cupressáceas que, geralmente, não atinge mais de 1 metro de altura, nativo de parte da América do Norte, norte do México, Eurásia, Argélia, Marrocos, Nepal e Paquistão. 

Suas folhas são pontiagudas e as flores amareladas, os frutos são bagas, maduros, apresentam coloração violeta azulada escura, tornando-se carnudos e consistentes, os quais são utilizados como tempero e remédio natural.

O zimbro auxilia no tratamento de infecções do trato urinário, tais como cistite e uretrite, e esta ação é reforçada por seu efeito diurético.

Aumenta a taxa de filtração glomerular dos rins, combatendo cálculos renais. 

Além disso, auxilia no tratamento de reumatismo, artrite e gota, e outras condições artríticas associadas com o acúmulo de resíduos de ácido.

Alecrim: é um arbusto muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas. 

Pertence à família Lamiaceae, comum da região do Mediterrâneo. É uma das plantas mais conhecidas desde a antiguidade, graças às suas propriedades medicinais, comestíveis e aromatizantes.

É um excelente estimulante e afrodisíaco, com ação contra astenia sexual. 

Também estimula o fluxo sanguíneo e possui substâncias neuro-protetoras, melhorando a concentração e memória.

Noz moscada: é produzida pela planta denominada moscadeira, que pertence à família Miristicaceae. 

Nutricionalmente, a noz moscada é rica em carboidratos, proteínas e fibras, além de vitaminas A, C e E, minerais como cálcio, ferro, manganês, zinco e fósforo. 

Atua principalmente como um poderoso antioxidante, com benefícios no sistema digestivo
e no sistema nervoso, apresentando propriedades ansiolíticas.

Manjerona: é uma erva aromática da família das mentas (Lamiaceae) que se originou no Egito e Arábia, e hoje é comumente encontrado na região do Mediterrâneo. 

Rica em óleos voláteis, esta especiaria apresenta diversos benefícios para a saúde. 

É capaz de favorecer o processo digestivo, apresenta atividade antisséptica e anti-infl amatória, e contribui com a saúde cardiovascular.

Salvia: também conhecida como salva, salva-comum, salva-das-boticas e salva-rubra, é uma pequena planta perene, com caules lenhosos, flores azuis a violetas. 

Faz parte da família das mentas, Lamiaceae. É nativa da região Mediterrânea e cultivada como erva aromática, medicinal e como planta ornamental.

Possui diversas propriedades farmacológicas, como antioxidante, antisséptica e cicatrizante. 

Também tem se destacado no tratamento de pacientes com Alzheimer leve a moderado.

Créditos: Idealfarma

Nenhum comentário:

Postar um comentário