quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Emagreça comendo mais

A dieta volumétrica propõe mais saciedade e menos calorias, auxiliando na perda de peso sem deixar a saúde de lado.

Comer mais para engordar menos. Não, você não leu errado. É exatamente essa a proposta da dieta volumétrica. 

Como o próprio nome indica, o método foca no volume de alimentos ingeridos em vez de contar calorias, ou seja, a pessoa pode consumir grandes quantidades de alimentos que deixam o corpo com sensação de saciedade, evitando a privação de comida. 

A dieta volumétrica foi lançada pelos pesquisadores em nutrição Barbara Rolls e Roberto Barnett, que publicaram o livro The Volumetric Weight-Control Plan (Plano Volumétrico de Controle de Peso). 

Basicamente, esse método incentiva o consumo de alimentos ricos em fibras e água, já que ajudam a se manter satisfeito por mais tempo.

Densidade de energia x calorias

O procedimento volumétrico utiliza a expressão “densidade de energia” para indicar quais alimentos devem ser consumidos ou evitados. 

Os de baixa densidade de energia são indicados por possuírem poucas calorias e, ainda assim, saciarem a fome. 

Os de alta densidade, por outro lado, não são recomendados, uma vez que o organismo precisa de grande quantidade deles para ficar satisfeito. 

Consequentemente, serão ingeridas mais calorias. Além disso, a dieta precisa ser acompanhada da prática de exercícios físicos de pelo menos 30 minutos diários.

Classificação dos alimentos

Os criadores da dieta classificam os alimentos em quatro categorias, de acordo com a densidade de energia. 

A primeira é composta por itens que possuem densidade muito baixa (cerca de 0,6 calorias por grama) e, por isso, podem ser consumidos a qualquer momento do dia. 

Já as comidas do segundo grupo possuem baixa densidade (entre 0,6 e 1,5 calorias por grama) e devem ser ingeridas em pequenas porções. 

O terceiro agrupa os alimentos de densidade média (entre 1,5 e 4 calorias por grama), consumidos de forma moderada. Por fim, a última categoria abrange opções de alta densidade (entre 4 e 9 calorias por grama), que devem ser evitados ou consumidos raramente.

Como é feito o cálculo de densidade de energia? Utilizando os dados encontrados nas embalagens, o cálculo do valor de densidade de energia de um alimento é bem simples.

Basta dividir o número de calorias pelo peso, em gramas. Por exemplo: se um produto possui 100 calorias e 100 gramas, tem o número 1 de densidade de energia.

Benefícios

Por ser pobre em gordura e sal, a dieta volumétrica reduz o colesterol e previne as doenças do coração. 

Além disso, promove perda de peso saudável e em longo prazo, diminuindo as chances do efeito sanfona. 

Os riscos à saúde são mínimos, já que a dieta propõe o consumo equilibrado de todos os alimentos, sem privações nem excessos. 

No entanto, como qualquer outro método de emagrecimento, precisa ser acompanhada por um nutricionista ou nutrólogo, que montará um cardápio alimentar adequado às necessidades individuais de cada paciente.

O que comer?

Consumo livre: frutas, vegetais e caldos.

Consumo moderado: grãos integrais, proteínas magras, legumes e laticínios com baixo teor de gordura.

Consumo em poucas porções: pães, sobremesas, salgados assados, queijos e carnes com maior quantidade de gordura.

Consumo proibido: frituras, doces, biscoitos e gorduras.

Sugestão de cardápio 

Os autores propõem pelo menos três refeições diárias, lanche e uma sobremesa. A ideia da dieta é não sentir fome e emagrecer sem sofrimento. 

Café da manhã: omelete com vegetais + 1 fruta + 1 copo (200 ml) de leite desnatado ou 1 fruta + 1 iogurte desnatado com sementes (chia, linhaça ou aveia). 

Almoço: 2 colheres (sopa) de arroz integral (ou branco) + 1 porção pequena de proteína magra (carnes com poucas calorias) + salada verde à vontade + 3 colheres (sopa) de legumes + 1 picolé de frutas ou sopa de legumes + 1 porção (100g) de frango + 1 fruta. 

Lanche: 1 iogurte desnatado + 1 fruta ou mix de castanhas e damascos. 

Jantar: salada verde à vontade + 4 colheres (sopa) de legumes + 100g de proteína magra ou 2 colheres (sopa) de arroz integral + salada verde à vontade e 100g de proteína magra ensopada.

Créditos: Revista Avista – Ano 4 – Edição 52

Nenhum comentário:

Postar um comentário