segunda-feira, 22 de abril de 2013

Arroz! Paixão nacional

Com uma grande variedade de produtos disponíveis – alguns com apelo gourmet, outros com importantes propriedades nutricionais – é preciso conhecer as características de cada tipo de arroz para aproveitar seus benefícios e fazer a escolha certa. Abaixo, a nutricionista Marília Soares cita as propriedades existentes nos principais tipos existentes no mercado.

Parboilizado: a palavra significa “parcialmente fervido” e, atualmente, o Brasil detém a tecnologia mais avançada do mundo. 

Devido a esse processo, os grãos ficam mais compactos e os minerais penetram em seu interior. Graças a isso, possui mais vitaminas que o arroz branco.
Integral: aparentemente, a única diferença entre o arroz integral e o arroz branco é uma fina casca. 

Mas, para o organismo, esse detalhe é fonte de inúmeros benefícios, que vão da redução de gordura abdominal até o controle do diabetes. 


Rico em fibras favorece o sistema digestivo, faz bem ao coração, possui vitaminas do complexo B e é importante fonte de fósforo, potássio, ferro e vitaminas.

Basmati: ao pé da letra, significa “a rainha da fragrância” ou “a pérola dos aromas”. Sofisticado, esse tipo de arroz, de estrutura longa e fina, é ideal para deixar as receitas atraentes e com suave perfume de nozes.

A textura delicada é outra característica peculiar do grão, que tradicionalmente é cultivado no sopé dos Himalaias Indianos. Possui boa quantidade de micronutrientes, além de fibras e proteína.

Carnaroli: possui grãos grandes, largos e perolados que, à medida que vão cozinhando absorvem água e o sabor dos temperos, liberando, ao mesmo tempo, uma pequena porção de amido, responsável pela cremosidade típica dos risotos. 

Apesar da liberação dos amidos, os grãos permanecem soltos, sem grudarem uns nos outros, com aspecto amanteigado e AL dente. É o arroz ideal para preparação dos tradicionais risotos italianos. Como o arroz integral, é rico em vitaminas e proteínas, pois mantém o gérmen.

Preto: com sabor que lembra o da castanha, é muito saboroso e conhecido como “Arroz Proibido”, pois antigamente na China, só o Imperador podia consumi-lo. 

Sua coloração se desprende na água e ele fica com tom lilás. É rico em flavonoide, um antioxidante que auxilia na prevenção do envelhecimento precoce e protege o coração.

Jasmine: parecido com o arroz branco, possui aroma suave e é ótimo acompanhamento para peixes e aves. 

Rico em amido e ótima fonte de energia, esse tipo de arroz é refinado, o que mantém seus grãos mais soltos após o preparo. Ideal para ser cozido no vapor, é o preferido da culinária tailandesa.

Selvagem: repleto de sofisticação, ele encanta pela aparência, sabor e aroma. Conhecido como o “caviar dos grãos”, o arroz negro selvagem dá um toque requintado aos pratos com peixes. 

O diferencial dele está em seu formato (grãos longos, em forma de agulha), na textura (com contraste entre a parte externa, escura e mais firme, e a parte central branca e macia) e no sabor suave de avelãs, que colabora por um aroma marcante. É rico em proteínas e fibras e boa fonte de potássio e fósforo.

Japonês: o diferencial deste arroz está no frescor, no sabor delicado e neutro, na textura úmida e nos grãos unidos e macios, que podem ser modelados durante o preparo. 

Graças a essas características, ele, que é rico em amido, é usado no preparo de sushis. Deve ser consumido com moderação, pois possui a maior quantidade de carboidrato entre todos os tipos de arroz.


Tabule de arroz Integral
Ingredientes:
1 colher (sopa) de óleo de canola
2 cebolas grandes picadas
1 dente de alho pequeno
1 e ½ xícara de Arroz  Integral
4 tomates grandes picados sem pele e sem sementes
Folhas de um maço de hortelã lavadas e picadas
1 pepino cortado em cubos
Suco de 1 limão médio
Sal a gosto

Modo de preparo:
Aqueça o óleo por 2 minutos e frite ½ cebola com o alho picado até dourar. Junte o arroz e refogue por mais 3 minutos. Adicione 2 xícaras (chá) de água quente, tempere com sal e cozinhe em fogo alto até ferver. Reduza a chama, tampe a panela e cozinhe por mais 15 minutos ou até que a água seque. Retire do fogo e deixe na panela abafada por 5 minutos. Transfira para um refratário e, quando o arroz estiver bem frio, junte a cebola restante, os tomates, as folhas de hortelã, o pepino e o suco de limão. Misture tudo e tempere com sal. Sirva como entrada sobre cama de alface americana.
Rendimento 8 porções.


Arroz Preto com peras assadas
Ingredientes:
1 xicara (chá) de arroz preto
1 colher (chá) de sal
1 pera madura em fatias grossas
5 colheres (sopa) de azeite
2 talos de alho-poró cortados em fatias
½ xícara (chá) de damascos picados
2 ramos de tomilho
2 ramos picados de salsinha
5 folhas de sálvia picadas
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
½ xícara (chá) nozes picadas
Raspas de casca de laranja

Modo de preparo:
Leve ao fogo 3 xícaras (chá) de água fria (600ml) junto com o arroz preto e o sal. Deixe ferver, abaixe bem o fogo e mantenha a panela tampada por cerca de 35 minutos ou até secar. Enquanto isso, regue as fatias de pera com 2 colheres de (sopa) de azeite e asse em forno médio (200°C) por cerca de 20 minutos. Aqueça o restante do azeite em uma panela média. Refogue o alho-poró, os damascos, e tempere com as ervas, o sal e a pimenta. Misture o arroz já cozido, as nozes, e retire do fogo. Polvilhe as fatias de pera com as raspas de laranja e sirva junto com o arroz.
Rende 3 a 4 porções.
Uma delícia!

Créditos: revista Plena
Receita (Tabule de Arroz Integral) e foto:  bolsademulher.com/gourmet/tabule-de-arroz-integral/
Receita (arroz Preto com peras assadas) e foto: josapar.com.br/?post_type=receitas&p=1285

2 comentários:

  1. Adorei as receitas, pois sem arroz acho que não tem como começar uma refeição, eu não conhecia tantos tipos de receitas feitas com Arroz, amei querida você e Dez bjs.
    Eva da Silva Couto

    ResponderExcluir