segunda-feira, 29 de abril de 2013

Chá para combater as hemorroidas

As hemorroidas são veias dilatadas na região final do intestino, que geralmente inflamam causando dor e muito desconforto.


Um ótimo chá para combater as hemorroidas internas e externas é o chá de castanha-da-índia.
Ingredientes:
1 punhado de castanha-da-índia.
2 punhados de erva-do-bicho.
2 copos de água.
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes numa panela e deixe ferver por 3 minutos. Deixe amornar, coe e beba 1 xícara, três vezes ao dia, longe das refeições.
castanha-da-índia possui propriedades vasoconstritoras e anti-inflamatórias, que ajudam a desinflamar a região e a diminuir o tamanho da hemorroida, e a erva do bicho possui propriedades cicatrizantes.

Juntas, estas 2 plantas medicinais ajudam a combater as hemorroidas por diminuir o tamanho da veia varicosa, desinflamar a região e facilitar a cicatrização dos tecidos lesionados.
Atenção: Este chá é contra indicado durante a gravidez. Um excelente remédio natural para hemorroidas é o banho de assento morno com hamamélis.
Coloque algumas folhas de hamamélis numa panela, juntamente com 1.5 L de água e deixe ferver, coe e quando esfriar coloque numa bacia e faça um banho de assento por 20 minutos, diariamente.
Quando uma hemorroida causa dor, ela pode ser tratada com banhos de assento mornos, pomadas anestésicas ou até mesmo com compressas de hamamélis. Para as compressas basta amassar algumas folhas de hamamélis adicionar um fio de óleo mineral e colocar numa gaze. Deve-se aplicar a gaze juntamente com as folhas na região e deixar atuar por 30 minutos.
A dor e o inchaço normalmente diminuem e as hemorroidas tendem a desaparecer. Diminui as chances dela voltar a aparecer.
Seguir medidas gerais como:
Beber bastante água.
Mantenha-se ativo, realize atividade física, evite ficar sentado por muito tempo.
Comer alimentos ricos em fibras como, pão com cereais, linhaça e gérmen de trigo.
Não fazer esforços e não fazer muita força para evacuar.
Com o consumo das fibras o intestino funcionará melhor e não será tão difícil evacuar, o que diminui o risco de dor, sangramento e o agravamento do grau da hemorroida.

Evitar comer doces e alimentos fonte de carboidratos como arroz, batata ou massas.
Consulte seu médico caso os sintomas das hemorroidas não melhorem com o tratamento caseiro. 

Créditos: texto adaptado (tuasaude.com)

Um comentário:

  1. exelente,materia para quem tem esse tipo de problema, e não quiser tomar medicamentos, alopatas, pois tudo oque e natural tambem faz efeito!!! Eva da Silva Couto

    ResponderExcluir