terça-feira, 9 de abril de 2013

Dieta de Alimentos Crus

A dieta de alimentos crus, também conhecido como crudista é assunto corrente entre os vegetarianos. 

É uma alimentação composta de frutas e vegetais crus, sem conservantes, não fermentados e, especialmente, sem cozimento, mantendo intactas as propriedades físico-químicas e nutricionais dos alimentos.


Propõe a perda de 1k por semana de maneira saudável, proposta de The Raw Food Detox Diet (A Dieta Desintoxicante dos Alimentos Crus), desenvolvida pela nutricionista americana Natalia Rose e que vem fazendo a cabeça das celebridades de Hollywood.

Uma pesquisa americana constatou que os indivíduos que consomem muitos alimentos crus pesam, em média, quase 12 kg a menos do que os adeptos dos pratos que vão ao fogo. Achou interessante? Pois existe até uma linha de alimentação chamada crudivorismo em que os praticantes ingerem única e exclusivamente vegetais crus.

Mas você não tem de se submeter a uma mudança tão radical para usufruir os benefícios dos crus. 

Pode-se preparar alimentos no liquidificador de maneira a entrar nessa onda dos alimentos crus, usando também uma faca e um picador de legumes. Você pode preparar sopas para tomar à noite e adicionar a elas hortaliças picadas sem deixar que cozinhem. 

Invente sucos diferentes batendo frutas e folhas no liquidificador com o caldo da laranja ou água. Porém, só não use espinafre: ele deve ser sempre cozido, pois contém elementos tóxicos.

A dieta de alimentos crus inclui: nozes e sementes germinadas, leite pasteurizado, longa vida, natural da vaca e ovos frescos.

Principais argumentos que sustentam a dieta com alimentos crus:
- Cozinhar o alimento faz com que ele perca algumas de suas proteínas, açúcares, gorduras, sais minerais e vitaminas.
- As enzimas que são necessárias para a digestão, são perdidas durante o cozimento.
- A água do alimento evapora, deixando-o sem a parte necessária de líquidos.
- Os minerais contidos nos alimentos se alteram o seu estado natural.
- Cozinhar legumes elimina de 40 a 50% suas vitaminas.
- Comer alimentos cozidos força o sistema imunológico (leucocitose digestiva).

Existe uma variante da Dieta dos Alimentos Crus chamada Dieta de Frutas ou fruitarian, que consiste em comer apenas frutas cruas.

Características da dieta alimentos crus:
É uma dieta que inclui alimentos naturais da estação. Ajuda a perder peso e desintoxicar o corpo. É prática, economizando tempo e trabalho por não ter que descascar, cortar ou cozinhar.
Os seguidores dessa dieta vivem em harmonia consigo mesmos, com a natureza e com o meio ambiente. Eles acreditam firmemente que o corpo humano está bem preparado para digerir e absorver os alimentos crus.


Cardápio para emagrecer 1,5 kg por semana:
Este cardápio é ideal para quem quer entrar de cabeça na Dieta dos Alimentos Crus. Cerca de 85% dos alimentos são consumidos em estado natural ou depois de cozidos rapidamente em baixa temperatura:

Café-da-manhã
3 xícaras de frutas variadas picadas
Almoço
Salada de hortaliças cruas variadas à vontade + 1/4 de xícara de nozes, amêndoas ou castanhas + 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem

Jantar (escolha uma das opções):
-1 filé de salmão grelhado + 8 aspargos frescos cozidos no vapor + 1 tomate picado levemente refogado em 1 colher (sopa) de azeite extravirgem, 1/2 dente de alho e suco de limão
-1 filé de peito de frango pequeno grelhado + 1 xícara de cogumelos levemente refogados em 1/2 colher (sopa) de tomilho e 1 colher (sopa) de azeite extravirgem + 1 xícara de pepino temperado com 1 colher (sopa) de vinagre

Lanche (faça dois lanches ao dia) – Escolha uma das opções:
-1/2 xícara de frutas secas
-1/4 de xícara de nozes ou castanhas
-1 barrinha de cereal
-3/4 de xícara de ervilha-torta cozida no vapor
-1 copo de leite de soja
-1/2 abacate com 1 colher (sopa) de azeite extravirgem e suco de limão ou
-2 copos de suco de laranja.

Créditos: dietasehabitos.com.br/dieta-de-alimentos-crus/

Nenhum comentário:

Postar um comentário