quarta-feira, 3 de abril de 2013

Vantagens e desvantagens da famosa Dieta Francesa

A Dieta Francesa foi criada há 10 anos pelo nutricionista francês Pierre Dukan, e é dividida no total de 4 fases:

Perda de peso de maneira relâmpago, estimulando o individuo.
Emagrecimento regular, até que se chegue no peso desejado.
Período de consolidação do peso.
Estabilização definitiva, necessitando de um dia semanal de dieta, sendo seguido para sempre.

Fase 1
É uma fase que tem duração média de 5 dias, variando de um a dez dias. Os 5 dias são para perdas de peso situadas entre 10 e 20 quilos. 

Para perdas menores de 10 quilos, são recomendados 10 dias da dieta. Para perdas de apenas 5 quilos, um dia da dieta já é o suficiente. O indivíduo poderá consumir oito categorias de alimentos, na quantidade que desejar e em qualquer horário do dia. São eles:
Carnes magras: vitela, boi, grelhadas ou assadas e sem qualquer gordura.
Miúdos: fígado, rins, língua de vitela e a ponta da língua do boi.
Todos os peixes, gordurosos, magros, brancos ou não, crus ou cozidos.
Todos os frutos do mar (conchas e crustáceos).
Carnes brancas, como aves (com exceção do ganso e do pato) e coelho.
Presuntos magros, peito de peru, embutidos light.
Ovos
Laticínios magros
Água
Adjuvantes: café, chá, infusões, vinagres, temperos, ervas, especiarias, pepino em conserva (para temperar), limão (mas não em bebida), sal e mostarda (com moderação).

Fase 2
Essa fase conserva os alimentos permitidos na primeira fase, acrescentando alguns vegetais crus ou cozidos, sem ter restrição de quantidade ou de horários. São eles:
Tomate
Pepino
Rabanete
Espinafre
Aipo
Erva-doce
Todas as alfaces
Acelga
Berinjela
Abobrinha
Pimentão
Cenoura
Beterraba
O ideal é alternar 5 dias de proteínas puras e 5 dias de proteínas associadas aos vegetais.

Fase 3
Essa fase é calculada em função do peso perdido, ou seja, 10 dias para cada quilo que se foi. 

Exemplo: se você perdeu cerca de 20 quilos, você deverá seguir com esta dieta por 20 vezes em 10 dias, ou seja, por 200 dias.
Você poderá incluir na dieta frutas, féculas, cerca de duas porções por semana.



Fase 4
Nessa fase você poderá ter uma alimentação normal em seis dias da sua semana, lembrando sempre de manter os bons hábitos que foram adquiridos na dieta, seguindo um dia por semana a dieta de proteínas puras e depois associando a outros alimentos já citados.
Além disso, nessa etapa você precisará adotar um consumo diário de três colheres de sopa de farelo de aveia por dia. A aveia é um alimento rico em fibras solúveis, elemento esse natural e indicado para pessoas que sofrem de constipação intestinal, obesidade, diabetes e colesterol alto.


Vantagens da Dieta Dukan
Não há limitação de quantidade de alimentos a serem consumidos, somente os tipos de alimentos são restritos.
Desvantagens da Dieta Dukan
A Dieta Dukan pode ser uma alternativa para quem deseja uma perda de peso rápida, contudo vale lembrar que há um grande risco de ocorrer um reganho de peso também rápido.

Os carboidratos são as principais fontes de energia do corpo, a exclusão deles como recomendado pela dieta pode promover quadros de tonturas, fraqueza e desmaios. 


Além disso, como o consumo insuficiente de carboidratos o corpo tende a converter gordura em energia acarretando na liberação de corpos cetônicos, componentes que em altos níveis podem ser prejudiciais às células.


Devido ao elevado consumo de alimentos de origem animal, como carnes e produtos lácteos a quantidade de gordura saturada e colesterol ingerida é muito elevada, o que contribui para aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL-colesterol) e favorecer ao entupimento de vasos sanguíneos podendo acarretar em quadros de aterosclerose, e aumento do risco de infarto e AVC.



O grupo amina contido nos aminoácidos que compõem as proteínas é eliminado pelos rins. O excessivo consumo de proteínas pode ocasionar um aumento significativo na quantidade de amina a ser eliminada promovendo, consequentemente, uma sobrecarga renal. Se essa situação permanecer por longos períodos, há o risco do desenvolvimento de insuficiência renal.
O desconforto gástrico pode também ser uma queixa entre os adeptos de dietas ricas em proteínas como a Dukan. 

Esse desconforto pode estar relacionado ao demorado processo de digestão de proteínas e gorduras. Alimentos ricos nesses nutrientes apresentam uma digestão mais complexa o que os deixa no estômago por mais tempo, favorecendo o desconforto gástrico. 


Apesar das recomendações sugeridas na última fase, a Dieta Dukan não transmite a seus adeptos conceitos de alimentação saudável e equilibrada, portanto não há mudança de hábitos alimentares e consequentemente não há reeducação alimentar, dificultando assim a manutenção do peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário