quinta-feira, 11 de abril de 2019

Alimentos que ajudam o corpo a produzir e sintetizar o colágeno

Para que o colágeno possa ser sintetizado pelo organismo, é importante consumir alimentos que contenham vitamina C e vitamina E, além dos minerais cobre, selênio, zinco e silício. 

Alimentos ricos em vitaminas K e C são ideais para produção de colágeno.

Ricos em vitamina C: presentes em frutas como camu camu, kiwi, laranja, limão, abacaxi, melão ou manga. Também vários tipos de vegetais, como couves de bruxelas ou repolho.

Legumes: a maioria dos vegetais. A couve-flor, o espinafre e a berinjela são muito bons em contribuição de colágeno.

Alimentos com aminoácidos: produtos ricos em lisina e prolina. Essas substâncias são encontradas em peixes de água salgada, como salmão e atum.

Alimentos com ácidos graxos poliinsaturados: presentes em óleos vegetais e vegetais de folhas verdes escuras (couve, espinafre, agrião, brócolis). 

Frutos vermelhos: eles contêm licopeno, uma substância que atua como antioxidante. Principalmente: tomate, melancia, cerejas, morangos e framboesas.

Nozes, avelãs, castanhas, sementes de abóbora, sementes de girassol e amêndoas.

Alho: possui enxofre, que é necessário para a formação de colágeno no corpo humano. Mas não é somente isso: ele também possui a taurina e o ácido lipoico, dois compostos que são eficazes na reconstrução das de colágeno que foram danificadas.

Ervilhas e lentilhas: também promovem a produção de colágeno e elastina.

Os fatores oxidantes aceleram a degradação do colágeno, que devem ser evitados. Ter uma melhor saúde da pele, tecidos, visão, ossos e articulações. Estágio de poluição do cigarro e, cuidado com o tempo de exposição ao sol.

 A variedade de alimentos que estimulam a produção desta proteína é extraordinária. O segredo consiste em combiná-los e comê-los diariamente; sempre dentro de uma dieta equilibrada.

Autores: Equipo Nutriyachay revisado por la Lic. Karem Soto Bernal C.N.P.: 3965

Nenhum comentário:

Postar um comentário