segunda-feira, 8 de abril de 2019

As propriedades do açaí: modismo ou realidade?

A palmeira do açaí nasce em touceiras com cerca de seis troncos, que são ligeiramente curvos. Cada tronco dá até quatro cachos com frutos. É uma planta que prefere os terrenos alagados e áreas úmidas. Por isso sua ocorrência é mais frequente nas margens dos rios, como o Amazonas.

Como floresce e frutifica o ano todo, é possível encontrar na mesma árvore desde flores até frutos maduros. Dessa árvore, que chega a 30 metros de altura, aproveita-se tudo. 

As folhas  são usadas para cobertura de casas; a madeira é usada em construções rústicas; as fibras das folhas servem para tecer chapéus, esteiras e ‘’rasas’’, cestas utilizadas como medida-padrão no transporte e comércio da fruta; e os cachos secos são aproveitados como vassouras.

Os frutos que aparecem em cachos são de coloração violáceo, quase negra quando maduros. 

De forma arredondada ou ovóide, apresentam rica polpa comestível  e um caniço duro. São produzidos durante boa parte do ano, porém com maior intensidade nos meses de julho a dezembro.

Pode ser propagada por meio de sementes ou pela retirada de brotos da base. Desenvolve-se bem em vários tipos de solo e clima, preferencialmente em regiões quentes. Cada palmeira produz de 3 a 4 cachos por ano; cada cacho rende 3 a 6 kg do fruto.

Além de sua inegável importância no comércio e na dieta alimentar, o açaizeiro é hoje a principal fonte de extração do palmito no Brasil. Aproximadamente 95% de toda a produção nacional vêm dos açaizais amazônicos, uma vez que praticamente esgotaram-se as reservas nativas da Mata Atlântica.

No sistema extrativo que atualmente vigora na exploração do açaizeiro, seus frutos destinam-se ao consumo local, e o palmito à exportação.

Uma das características principais da palmeira açaí é o fato de seu crescimento ocorrer em touceiras “reboladas” na linguagem popular - que, quando não desbastadas, podem chegar a agrupar em uma mesma moita uma média de 20 palmeiras de idades e vigor diversos. 

E é justamente o bom manejo e o desbaste racional das touceiras e brotações, bem como a seleção das plantas mais adequadas para a produção de frutos, para a extração do palmito e para o preparo de sementes, que permite o seu aproveitamento comercial e lucrativo.

Em relação ao açaí, este é o maior desafio para os próximos anos: explorar seus frutos de maneira racional para preservá-lo para o futuro.

Os benefícios do açaí

Além de ter um sabor refrescante, o açaí é rico em lipídios e vitamina E, que ajuda a combater os radicais livres. A alta concentração de fibras melhora as funções intestinais, percebidas em duas semanas de consumo.

A presença de vitamina B1 e o teor elevado de antocianina, favorece a circulação sanguínea. Mas, seu componente mais importante é o ferro, indicado no tratamento de anemias e fortalecimento muscular.

O açaizeiro é também fonte generosa na medicina popular: os frutos novos são utilizados no combate aos distúrbios intestinais; as raízes, empregadas como vermífugos; o palmito, em forma de pasta, atua como anti-hemorrágico, quando aplicado após extrações dentárias.

Devido a seus valores nutricionais, o açaí vem despertando o interesse de pesquisadores de todo o mundo. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Pará levantou a tabela nutricional do açaí, permitindo concluir que este é o ingrediente perfeito para um café da manhã reforçado e para praticantes de atividades esportivas, crianças e executivos. 

De fato, sabe-se que o açaí é um alimento essencialmente energético, com elevado valor calórico, apresentando 2,37% de teor de proteína e 5,96% de gordura.
Por ser rico em ferro, fibras, fósforo, minerais, gordura vegetal, cálcio, potássio e vitaminas, a fruta parece ter saído do laboratório dos nutricionistas de encomenda para a geração saúde.

As qualidades proteicas do açaí começaram a ser disseminadas por praticantes de jiu-jitsu, e hoje, a fruta é recomendada para praticamente todos, sobretudo para os idosos e para os que têm problemas digestivos. Quem está de dieta não deve eliminá-lo completamente, pois ele é indispensável no transporte de oxigênio para as células. 

Uma tigela da fruta contém o total de fibras diárias necessárias para o homem. Por suas características microbiológicas o açaí é considerado uma das mais nutritivas frutas da Amazônia, perdendo apenas para a castanha-do-pará.

Créditos: Revista “Aditivos & Ingredientes” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário