segunda-feira, 1 de abril de 2019

Ora-pro-nóbis

O nome ora-pro-nóbis significa “rogai por nós” em latim. O nome indígena é Mori ou Guaiapá, em tupi-guarani, que significa “planta que produz frutos com muitos espinhos finos”. 

O gênero Pereskia é considerado um ancestral primitivo dos cactos e compreende várias espécies incluindo arbustos folhosos e plantas arbóreas. 

É uma das únicas cactáceas que possui folhas verdadeiras e potencial para uso alimentar como hortaliça. 

Além disso, os frutos de ora-pro-nóbis são parte importante da dieta de animais silvestres frugívoros, principalmente em função da frutificação em épocas de seca e escassez de outras fontes de alimentos. 

Trata-se de uma relação ecológica de protocooperação em que ambos se beneficiam, isto é, o animal se alimenta dos frutos e libera as sementes nas fezes em regiões distantes da planta, garantindo sua dispersão e preservação.

É uma hortaliça de porte arbustivo perene, da família Cactaceae, nativa da América Tropical. Conhecida como “carne verde” por seu elevado teor de proteína, ela assume uso tradicional muito significativo em algumas regiões de Minas Gerais e Goiás, especialmente nas cidades históricas coloniais. 

Pode chegar a 4 m de altura, possui ramos longos, prostrados, folhas simples com pecíolos curtos, elípticas, de lâmina plana, textura carnosa, com até 12 cm de comprimento. 

A inflorescência é composta por rácemos (cachos), curtos e axilares, frutos do tipo bagas e sementes pretas. Por causa da sua arquitetura e dos espinhos distribuídos pelo caule, ela é usada como cerca viva em quintais e hortas. 

Contém muitos nutrientes como fibras, aminoácidos, cálcio, ferro, potássio, vitamina A e vitamina C.
A planta auxilia no processo digestivo;
As fibras presentes na planta auxiliam no funcionamento do intestino;
As flores desta planta são ricas em ferro, que pode auxiliar no tratamento da anemia. Este mineral desempenha um papel importante na formação de glóbulos vermelhos;
Alguns estudos realizados constataram que os princípios da planta podem ajudar na prevenção de doenças como varizes, câncer de cólon, hemorroidas, tumores intestinais e diabetes, além de diminuir o nível de colesterol ruim, tratar furúnculos e sífilis;
Devido seu alto valor proteico, é indicada para quem quer ganhar massa muscular;
A alta concentração de vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico, evitando uma série de doenças;
Além da vitamina C, a planta também é rica em vitamina A (retinol). Combatendo radicais livres, o nutriente é essencial para a pele e para a prevenção do envelhecimento celular precoce. 
O retinol também é fundamental para a saúde dos olhos, sendo indicado para quem sofre de problemas de visão.

Créditos: Nutricionista Cássia Givegier
Embrapa
Programa de hortaliças não convencionais - Nuno Rodrigo Madeira / Embrapa Hortaliças

Nenhum comentário:

Postar um comentário