terça-feira, 9 de abril de 2019

Caldo de raízes com gengibre

Prato, SPICY/ guardanapo, ROUPA DE MESA/ talher, BENEDIXT

Um caldo de legumes é sempre uma opção para aquecer corpo e alma.

Caldo de raízes (porção para 4 pessoas)
Ingredientes
100 ml de azeite
250 g de cebola cortada em cubos grandes
250 g de aipo cortado em pedaços grandes
1 dente de alho cortado ao meio
2 folhas de louro
1 pedaço de gengibre cortado em fatias finas
250 g de beterraba cortada em cubos
250 g de cenoura cortada em cubos
250 g de batata cortada em cubos
250 g de mandioquinha cortada em cubos
1,5 litro de caldo de legumes
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
50 g de salsa

Preparo
Aqueça o azeite em uma panela grande de fundo grosso, acrescente a cebola, o aipo e refogue em fogo médio por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente o alho e as folhas de louro, refogue por mais 5 minutos e então adicione os talos de salsa e o gengibre. Junte todas as raízes e mexa bem. Continue mexendo por mais 5 minutos.

Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Despeje o caldo e deixe ferver. Retire a espuma branca que subir à superfície. Abaixe o fogo, tampe a panela pela metade e cozinhe por 40 minutos. Pique as folhas de salsa grosseiramente e adicione ao caldo. Ajuste a pimenta a gosto.

Comfort food

Um caldinho feito em casa é sempre um prato reconfortante, um gesto de carinho. E, para deixá-lo com um gostinho ainda mais caseiro, faça o seu próprio caldo de legumes. Ferva 2 litros de água com 2 cenouras, 2 talos de salsão e 1 cebola grande, todos cortados grosseiramente. Junte 3 cravos da- índia, 3 grãos de pimenta-do-reino e 1 folha de louro e deixe ferver em fogo baixo por 30 minutos. Coe com uma peneira fina e conserve na geladeira por até três dias.

Para incrementar
Você pode deixar esta receita mais encorpada adicionando macarrão durante o cozimento. Para o caldo, o fidellini é o mais indicado por seu formato delicado e deve ser adicionado apenas nos últimos 5 minutos do preparo. Outra dica saborosa é adicionar um ovo ao caldo e mexer vigorosamente, formando pequenas tiras.
Cebolinha finamente picada dá um bonito acabamento ao prato.

Créditos: Gastronomia Angeloni

Nenhum comentário:

Postar um comentário