quarta-feira, 24 de abril de 2019

Colágeno hidrolisado em pó: será que funciona?

A busca pela beleza e juventude eternas tem sido terreno fértil para o consumo de produtos nem sempre eficazes. 

Diversas cápsulas e cremes entraram na moda para, depois, ter sua ação questionada e até negada. E o mais recente modismo é o uso de colágeno em pó. 

A substância, que também pode ser encontrada em alimentos, agora é fartamente nas prateleiras das farmácias, nas lojas de produtos naturais na forma de cápsulas ou pós. 

A promessa do suplemento é devolver a firmeza e a elasticidade da pele.  

Mas será que funciona? A dermatologista carioca Christiane Gonzaga garante que sim. Mas adverte, não existe milagre. 

Já há estudos que comprovam seu beneficio. Mas para ser eficaz o seu organismo tem que estar funcionando bem.

Conforme a médica, antes de começar a ingerir o ‘nutricosmético’ é preciso fazer exames hormonais e de sangue, para saber se o organismo está apto a reagir positivamente a esse substrato.

A parte hormonal, enzimas, todo o metabolismo tem de estar funcionando bem para poder receber esse colágeno, que será quebrado em aminoácidos para o organismo poder fazer a parte dele. 

Se não,  é usar o colágeno à toa. Há diferentes tipos de colágeno e a avaliação médica será capaz de indicar o mais adequado a cada situação.

Para aumentar a eficácia do suplemento, a nutricionista Verena Soares recomenda a inclusão de outras fontes de colágeno na alimentação como carnes brancas e vermelhas, gelatina e geleia de mocotó. 

Ela também indica que o colágeno hidrolisado seja consumido junto com alimentos ricos em vitamina C, responsável por permitir a absorção da proteína pelo organismo.

Informações do jornal Destak

Nenhum comentário:

Postar um comentário