quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Enxaguante bucal ‘causa’ câncer

Sabe-se que o uso diário do álcool causa descamação da mucosa oral. 
Agravante para os fumantes e para as pessoas que tem lesões em boca. 
Estes sim devem tomar mais cuidado com o uso de enxaguantes que contém álcool, seja qual marca for. 

O Ministério Público Federal entrou com ação civil pública contra a ANVISA, exigindo que os fabricantes publicassem nos rótulos e embalagens de seus produtos, um alerta sobre a existência de estudos indicando riscos à saúde, causados por seu uso diário e indiscriminado do álcool.

Cientistas afirmam possuir suficientes evidências de que o uso de enxaguantes bucais com álcool pode causar câncer de boca. 

O estudo publicado na revista científica Dental Journal, da Austrália, é defendido pelo Prof. Michael McCulloch, porta-voz do comitê de terapia da Associação Dental Australiana.


Segundo o Prof. McCulloch, o álcool presente no enxaguatório, ao ser espalhado pela boca, sofre uma reação e se torna uma substância chamada acetaldeído, que é cancerígena.

O estudo também mostra que os enxaguatórios bucais mais populares contém uma concentração maior de álcool do que algumas bebidas, como vinho e cerveja.

“No caso do vinho, a tendência é que você o engula. Mas o enxaguante não. E permanência dele na sua boca pode causar danos maiores que a bebida”, afirmou o professor.

“Nós também vimos pessoas que apresentam câncer de boca sem consumir nenhum outro produto de risco, a não ser o enxaguante (bucal)”, disse McCulloch. 

Para ele, esses produtos deveriam ser retirados das prateleiras de supermercado e serem vendidos apenas com prescrição médica. 



Créditos: Hype Science

Nenhum comentário:

Postar um comentário