quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Óleo de melaleuca (Tea Tree)

As propriedades medicinais do óleo essencial de Tea Tree são conhecidas por centenas de anos pela tribo australiana de aborígines Bundialung. 

Eles tratavam muitas afecções com macerados das folhas da árvore e costumavam nadar na lagoa onde as folhas caídas haviam tornado a água um banho terapêutico. 

O óleo de Tea Tree veio a ser tão valorizado pelo governo australiano que, durante a Segunda Guerra Mundial entrou na maleta de primeiros socorros e era chamado de “kit medicinal engarrafado”, o que resultou no seu desaparecimento no mercado.

Entre 1960 e 1970, com o advento de uma nova geração mais voltada para a medicina alternativa e produtos naturais, o óleo de Tea Tree reviveu novamente ganhando outra vez popularidade.

Dentre os diversos tipos de usos que o óleo possui, podemos dizer que o mais interessante é na eliminação de bactérias causadoras de infecções e processos inflamatórios. Uma das vantagens de se recomendar o óleo essencial de Tea Tree como antisséptico  é que é impossível para um micróbio infeccioso criar resistência a ele. 

Veja alguns dos benefícios.

O óleo essencial de Tea Tree é usado principalmente para resolver problemas como unha preta, com micoses, descamando ou encravada, pé de atleta (1 a 2 gotas 2 vezes ao dia no local por 1-2 meses) e se associado meio a meio com o óleo essencial de cravo obtém-se resultados ainda melhores.

Sinusite infecciosa (inalações 3-6 gotas), garganta inflamada, laringite e amidalite (1-2 gotas num copo com água para gargarejo).

Caspa, seborreia (cerca de 25-40 gotas para cada 100 ml de shampoo, lavar e deixar no cabelo por pelo menos 3 minutos).

Impetigo, ptiríase, psoríase, candidíase ou tricomoníase vaginal, coceira genital e nas virilhas, líquen (gel 0,5-2% uso local ou 3 gotas em 100 ml de água passando com algodão na área).

Herpes ou sapinho (puro no local)

Cistite, infecções em geral, candidíase reincidente, enterite (2-3 gotas 3 vezes ao dia em uma colher de sopa de água internamente, por cerca de 1 semana).

Beleza: acne, espinhas, verrugas, cabelos quebradiços, cabelos opacos.

O uso excessivo de Tea Tree, principalmente internamente pode ser tóxico.



Pesquisa Bambamel Natural, junto ao fornecedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A coisa mais difícil de ver é precisamente o que está diante dos seus olhos. Goethe

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...