quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Acne – Saiba como tratar

A acne é uma vesícula de gordura infectada na pele, produzida pelas glândulas sebáceas, localizadas em cada folículo de pelo. Quando essa gordura infectada é retida, se produzem vesículas denominadas acnes. 

A acne se manifesta principalmente no rosto e nas costas e pode chegar a criar abscessos e caroços profundos de gordura infectada.

Causas: A produção de certos hormônios, ao chegar a puberdade, provoca a segregação extra de gordura, ou toxinas pelas glândulas sebáceas da pele. Também pode estar relacionada com desequilíbrio hormonal. Se não houver uma higiene suficiente ou quando se vive num ambiente cuja alimentação é nociva, instala-se a infecção.

Tratamento: Lavar o rosto com sabão líquido neutro todos os dias, pela manhã e à noite, com o fim de remover toda a gordura - secar-se com lenço descartável para não contaminar-se novamente. 

Aplicar creme de própolis com Aloe Vera - as mulheres podem usar maquiagem sobre o creme de própolis. 

É recomendável fazer uma limpeza profunda com uma máscara limpadora duas vezes por semana com a finalidade de extraírem-se todas as impurezas da pele. A ingestão de vitamina-E e vitamina-C é muito recomendável. 

É aconselhável usar um creme exfoliante periodicamente, assim como aplicar um peeling à base de ácidos de frutas e Retinol para eliminar lentamente a pele maltratada e com marcas. 

Ingerir antibiótico natural como a própolis de abelha até que elimine a infecção. 
A acne requer um tratamento entre 4 a 6 meses
.



Outras recomendações:
Eliminar ao máximo o açúcar e a farinha refinada, assim como as frituras, a manteiga, o chocolate e o creme de leite. 

Aumentar o consumo de fibras na alimentação, para limpar o estômago e o intestino. 
Ingerir minerais como o cromo - pode ser em forma de pastilhas ou na forma de levedura de cerveja, o selênio e o zinco - ele ajuda a atividade dos hormônios. 

Eliminar os sabões e sabonetes que contenham enxofre, iodo, brometos ou gorduras. 
Cuidar em prevenir a prisão de ventre e a indigestão.

Atenção - Se uma ou mais vesículas de acne ficarem avermelhadas a área se inflamará e ficará sensível ao toque e poderá ampliar a infecção. Nunca espremer a acne.
Procure seu médico de confiança.

Créditos: Livro “Saúde e Bem-Estar – através de elementos naturais”

Nenhum comentário:

Postar um comentário