segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Dicas para o cabelo crescer lindo e saudável

Principais hábitos que prejudicam os cabelos

Secador e prancha
Os danos causados pelo secador são mais difíceis de recuperar. O calor evapora toda a água que existe dentro dos fios.

Soluções
Deixe o cabelo secar naturalmente. Se você tem que usar o secador, não seque os cabelos em temperatura alta, mantenha o secador a uma distância de aproximadamente 15 cm dos cabelos.

Hidrate os cabelos sempre, para isso, use máscaras apropriadas para o seu tipo de cabelo.
Use um creme protetor antes de usar o secador. Se o cabelo já está muito danificado, a única solução é cortá-lo.

Cauterização ou progressiva
Quando a escova progressiva tem formol, o cabelo pode ser danificado. O produto é proibido por lei.

Existem outros tipos de progressiva que causam menos danos. Mas, por serem procedimentos químicos que modificam a estrutura do cabelo para poder alisá-los, acabam danificando os fios. Nunca faça dois procedimentos químicos ao mesmo tempo, como progressiva e tintura.

Soluções
Para evitar danos irreversíveis, nunca faça em um intervalo menor que seis meses. Hidrate antes e depois de fazer a escova progressiva.

Ficar sem lavar o cabelo
O cabelo deve ser lavado diariamente para evitar caspa, queda e problemas nos fios. Mas atenção: água quente danifica o cabelo (resseca e aumenta a oleosidade).

Solução
O xampu anti-resíduos deve ser usado uma vez por semana se o seu cabelo é normal ou oleoso e a cada 15 dias se ele é seco.

Elásticos para amarrar
Cabelos mais finos podem arrebentar e formar nós. No caso dos cabelos mais grossos ou de afrodescendentes, pode ocorrer queda irreversível, de tanto puxá-los para prendê-los.

Dormir com o cabelo molhado
Os fios ficam mais frágeis quando estão molhados. Todos nós temos alguns fungos que vivem no cabelo e na pele, naturalmente. E, por estarem numa área quente e úmida, cresce o risco de se proliferarem, o que pode levar ao surgimento de seborreia e caspa.

Desembaraçar o cabelo no banho
Evite, porque o cabelo molhado fica mais frágil e pode quebrar. Quem tem muito cabelo ou fios encaracolados pode penteá-los devagar, usando um pente de madeira com dentes grandes e produtos, como hidratante ou máscara para ajudar a desembaraçar.


Créditos: Dermatologista Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de dermatologia; Dermatologista Letícia Bertazzi, da Sociedade Brasileira do Cabelo.
Jornal agora "Viva Bem"

Nenhum comentário:

Postar um comentário