quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Chá da casca de barbatimão

O que os índios sabiam há tempos, hoje está comprovado por pesquisas brasileiras: o barbatimão é um excelente cicatrizante e um poderoso agente contra bactérias, inflamações e até úlceras. 

Outro estudo, feito na Universidade Federal de Pernambuco, também demonstrou que a planta pode reparar o tecido danificado. Essa propriedade se deve aos taninos presentes na casca desta planta. 

Por serem adstringentes, eles eliminam a água de dentro das células, provocando uma contração das fibras. Isso facilita a cicatrização e diminui as hemorragias.

Indicações da casca: úlceras, feridas, impigens, doenças da pele, afecções da garganta, corrimento vaginal, leucorreia, gonorreia, catarro uretral e vaginal; colite, diarreia, escorbuto, hemoptises, hemorragia uterina, afecções hepáticas, anemias, gastrite, câncer.

Modo de usar:
Uso externo: cascas reduzidas a pó e aplicadas no local ou decoção de 1 colher de sopa da casca em 1 litro de água morna, para uso sob forma de banhos.
Também, um excelente remédio caseiro para corrimento vaginal. Para se preparar este chá você vai precisar de 2 xícaras de chá de casca de barbatimão, 2 litros de água e uma colher de sopa de suco de limão (ou vinagre).

Ferva a água com as cascas de barbatimão por 15 minutos, depois deixe esfriar. Coe, acrescente a colher de suco de limão(ou vinagre) e faça a higienização vaginal quantas vezes achar necessário.

Dosagem:
Pele oleosa: coloque 1 colher (sobremesa) de casca picada em 1 xícara (chá) de água. Ferva por 5 minutos. Espere esfriar, coe e acrescente o suco de meio limão e 1 colher (chá) de mel. À noite, aplique na pele do rosto, com um chumaço de algodão,deixando agir por 20 minutos. Após lave com água morna.

Hemorragias uterinas: coloque 1 xícara ( chá ) de casca picada, 1 xícara (chá) da raiz de algodoeiro e 1 xícara (chá ) de quiabo ainda não maduro, em 1 litro de água. Ferva durante 15 minutos e coe em tecido fino. Faça 1 ou 2 lavagens ao dia com esse líquido. Não obtendo melhora procure orientação médica.

Feridas ulceradas: coloque 1 colher (sopa) de casca picada e 2 folhas fatiadas de confrei em 1/2 litro de água em fervura. Desligue o fogo, espere esfriar e coe. Aplique na ferida, com um chumaço de algodão, 2x ao dia.

Corrimento vaginal: coloque 2 colheres (sopa) de casca picada em 1/2 litro de água fervente. Espere amornar, coe e acrescente 1 colher (sopa) de vinagre branco ou suco de limão. Faça banhos locais, de 1 a 3x ao dia, até que o sintoma desapareça.

Contra-indicações
Não há registro na literatura de contra-indicação para o uso da casca de barbatimão.



Créditos: Emagrecedor.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário