terça-feira, 29 de outubro de 2013

Mel de abelhas Jataí – Uma verdadeira farmácia em casa

Um dos mais raros do mundo. É antibiótico, antioxidante, antiinflamatório, auxilia no combate e prevenção da catarata. 

Neste mel não é recomendável utilizar colher de metal para o uso e deve permanecer sempre em geladeira. 

É comercializado em pequenas quantidades, pois a abelha de jataí produz muito pouco por colméia.

Propriedades
Ação dinamogênica (aumenta a resistência do organismo), ação ligeiramente aperitiva, ação febrífuga, ação sedativa (méis de aroma forte), suplemento alimentar, antisséptico (principalmente méis escuros), digestivo e laxativo, diurético, anti-anêmico (principalmente méis escuros). 

Para pessoas sadias
Ameniza as insuficiências alimentares eventuais em aminoácidos, sais minerais, vitaminas. Facilita a assimilação e digestão de outros alimentos.
Reforça o organismo em luta contra as agressões.

Dá ao organismo maior resistência contra o cansaço físico e intelectual, em ocasião de atividades intensas.
Dá ao organismo melhor rendimento físico, principalmente aos atletas. 

Para pessoas doentes, em casos de 
Atraso de crescimento, astenia ou estado de cansaço (físico ou psíquico), anorexia ou perda de apetite, desnutrição (principalmente crianças), deficiência constitucional, má dentição. 

Área digestiva
Anorexia ou perda de apetite, distúrbio de assimilação, insuficiência digestiva, intestino preso, úlceras gastroduodenais, infecções intestinais. 

Área cardiovascular e sanguínea
Anemias (mais indicado o mel escuro), cardíacos, contra varizes. 

Área respiratória
Infecção do olho, nariz, laringe, faringe (mais indicado o favo do mel), conjuntivite (pomada à base de mel), escrófula (tuberculose dos olhos), infecção dos brônquios, tosse de origens diversas. 

Área urinária
Favorece a diurese, nefrites agudas, cistites e outras.

Área neuro-psíquica
Nervosismo, insônia, depressão e tensão devido a hipoglicemia.

Área dermatológica
Feridas infeccionadas, úlceras e queimaduras (aplicação no local), prurido anal de algumas dermatoses, cicatrização.

Área metabólica
Emagrecimento e desnutrição sem etiologia precisa, certos estados diabéticos pouco graves (as doses devem ser pequenas no inicio e aumentado-as progressivamente, sempre sob o controle médico).

Outras áreas
Cãibras 

Posologia
Adultos: uma colher de sopa três vezes ao dia
Crianças: (menores de 5 anos) uma colher de chá três vezes ao dia, de preferência misturado ao chá. Para (menores de 2 anos) nunca servir puro, necessário diluir em chá. Menos de 1 ano, consultar o médico.

Quando o mel é tomado puro, deve-se ingeri-lo vagarosamente e em pouca quantidade de cada vez. 

Créditos: Vida Buena

3 comentários:

  1. E, tem a questão da laborterapia, pois ocupação saudável tb é um bom remédio para a saúde física e mental. Por não terem ferrão, as abelhas nativas, se prestam para o manejo urbano sendo ótima polinizadoras de jardins , hortas e pomares. Portanto além dos benefícios diretos do mel, própolis e pólen, tem os serviços ambientais que prestam a natureza e, além de serem parceiras em trabalhos de educação ambiental, turismo e pesquisa, são ótimas damas de companhia para quem gosta de trabalhar com a mão na natureza...rs

    ResponderExcluir
  2. Tenho lido a respeito da quantidade e o modo de ingerir o Mel. No caso da Jatai os indígenas dissolvem em água para tomar ou 1 colher de cafe; pois é muito forte. É também ao colocar na boca deve se deixar o Mel se misturar a nossa saliva para quebrar a cadeia e depois engolir. Por favor se eu estiver errado me corrijam. Muito obrigado e fico no aguardo da resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      A maioria dos criadores vende cerca de 20 litros por ano,
      embora alguns consigam obter mais de 200 litros, dependendo da quantidade de colônias, muito comuns na região Sudeste, segundo o Instituto de Biociências (IB) da USP.
      A posologia citada acima, é para tratar doenças em estágio avançado (depressão, infecções intestinais, cistites, nervosismo, entre outras).

      Segundo o Apiário Santo Antonio, fornecedor da loja Bambamel, você está completamente certo, na descrição do modo de ingerir o mel de jataí. Prevenir doenças e ter uma saúde melhor, é necessário algumas medidas diárias para que o nosso organismo trabalhe bem e se tenha bem estar.

      Muito obrigada pelo comentário!

      Excluir