quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Acabe com os pensamentos negativos

Em algum momento da vida, até mesmo as pessoas que são mais “positivas” são inundadas por pensamentos negativos como estes: “Eu não sou bom o suficiente. As coisas nunca vão dar certo para mim. Eu não sou inteligente o suficiente. Eu não sou atraente o suficiente. 

Eu não consigo estar sozinho”. Muitas vezes, eles persistem, atrapalham o raciocínio, a concentração e escondem o que há de bom para se ver (e pensar!).

No artigo “3 Razões para deixar de preocupar-se com os seus pensamentos negativos” o psicólogo Miguel Lucas, fundador da Escola Psicologia, destaca que o problema não está em ter pensamentos negativos, mas sim no que se faz a partir deles. 

Ainda de acordo com o autor, para que os seus pensamentos negativos diminuam, ou deixem de ser mal interpretados, é necessário dar um primeiro passo muito importante: aceitar os seus pensamentos negativos.

3 Razões para deixar de preocupar-se com os seus pensamentos negativos
1. É normal ter pensamentos negativos
2. Você não tem que seguir os seus pensamentos negativos
3. Você pode ser positivo acerca dos seus pensamentos negativos

“(…) Os pensamentos negativos são uma parte normal do funcionamento humano. Isto significa que você não tem que se preocupar excessivamente com o fato de, por vezes, dispararem na sua mente alguns pensamentos negativos. O que realmente importa é aprender a lidar com os pensamentos negativos de forma construtiva”.

Dica do psicólogo: é preciso olhá-los de frente, deixá-los permanecer na mente o tempo suficiente para perceber que são apenas pensamentos, e que nada de mal podem causar-lhe. Bem, podem causar-lhe mal ou problemas, se você se confundir com eles, ou se fundir a sua identidade a eles e, com isso, passar a agir de acordo com o conteúdo dos seus pensamentos negativos. Mas este cenário só é possível se você se permitir a fazê-lo.



Créditos: Portal Rendase

Nenhum comentário:

Postar um comentário