quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Receitas de produtos de limpeza ecológicos

Os produtos ecologicamente corretos não são feitos com nenhum elemento sintético, fator que diminui significativamente as emissões de gás carbônico na atmosfera, que é um dos causadores do efeito estufa.

Esse cenário tem melhorado, à medida que as pessoas passam a optar por produtos naturais, que não oferecem riscos à saúde e nem ao meio ambiente.

Sabão líquido para louça
·         2 litros de água
·         1 sabão caseiro ralado
·         1 colher de óleo de rícino
·         1 colher de açúcar.
Ferver todos os ingredientes até dissolver e engarrafar.

Detergente ecológico
·         1 pedaço de sabão de coco neutro
·         2 limões
·         4 colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável)
Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida, esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem. Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais. Você obterá seis litros de um detergente que limpa, não polui, cujo valor econômico é incomparavelmente menor do que o do similar industrializado.

Desinfetante para banheiro
·         1 litro de álcool (de preferência 70º)
·         4 litros de água
·         1 sabão caseiro
·         Folhas de eucalipto
Deixar as folhas de eucalipto de molho no álcool por 2 dias. Ferver 1 litro de água com o sabão ralado, até se dissolver. Juntar a água e a essência de eucalipto. Engarrafar.

Amaciante de roupas
·         5 litros de água
·         4 colheres de glicerina
·         1 sabonete ralado
·         2 colheres de sopa de leite de rosas.
Ferver 1 litro de água com o sabonete ralado até se dissolver. Acrescentar mais 4 litros de água fria, as 4 colheres de glicerina e as 2 colheres de leite de rosas. Mexer bem até misturar e depois engarrafar.

Desodorante de ambiente: Pode ser substituído por uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão. Além de gastar menos dinheiro, você vai estar evitando produtos responsáveis pelo aumento de doenças respiratórias e alergias.

Para limpar vidros e tirar gordura: Use uma solução de vinagre ou limão diluídos em água.



No lugar da naftalina: A naftalina afeta o fígado e os rins, utilize sachês com flores de lavanda em seu lugar.

Créditos: Ipema Brasil

2 comentários:

  1. como preparar bicarbonato aromatizado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Marcia!
      Meça e coloque uma xícara de bicarbonato de sódio no almofariz (utensílio que serve para moer pequenas quantidades de produtos,, por vezes misturando vários ingredientes).
      Adicione 1/2 colher de chá do seu óleo aromatizante favorito. Os óleos aromatizantes de gerânio e rosas são odores agradáveis para serem utilizados em uma sala de estar. Os de lavanda e ylang ylang, são óleos que funcionarão bem no bicarbonato de sódio que será adicionado em uma banheira. Já os de laranja e limão poderão ser usados para a limpeza de uma cozinha ou banheiro.
      Misture o óleo aromatizante com o bicarbonato de sódio, amassando-os com o pistilo. Isso manterá o produto na forma de pó, ao invés de deixá-lo transformar-se em uma pasta.
      Coloque o produto em um frasco de vidro transparente para guardá-lo. (Pesquisa eHow Brasil)
      Agradeço sua vista!

      Excluir