quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Licopeno: benefícios para o nosso organismo

O licopeno é uma substância carotenoide que dá a cor avermelhada ao tomate e é encontrada em menor quantidade na melancia, goiaba, entre outros alimentos. 

É um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres. 

A função antioxidante do licopeno é associada aos efeitos das dietas ricas em alimentos fontes na contribuição da redução dos riscos da ocorrência de câncer de próstata e mama, além de estudos na atuação contra o câncer de esôfago, gástrico, pulmão e benefícios para câncer de pâncreas, cólon, reto, cavidade oral e cervical. 

Além disso, são relatados casos em que o consumo de licopeno está sendo inversamente associado ao risco de infarto do miocárdio e outras doenças cardiovasculares.

O licopeno de tomate protege o organismo de infecções bacterianas, perturbações digestivas e pulmonares.
A quantidade de licopeno em produtos processados (molhos, polpas, purês, extratos, massas, sucos e ketchup) é geralmente maior que a encontrada no tomate in natura, uma vez que o calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fitoquímico é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos.

O tomate também oferece potássio, vitamina A, fibras e ácido fólico. Esses nutrientes ajudam na boa digestão, preservando a saúde do sistema nervoso e dos músculos, melhorando a aparência da pele.


Um estudo norte americano reporta que a ingestão diária deve ser de 3,7mg; outras populações apresentam valores bem menores, tais como 1,3mg/dia na Alemanha, 1,1mg/dia na Inglaterra, e 0,7mg/dia na Finlândia. Já a dosagem terapêutica de licopeno varia de 6 a 60mg diárias. 

As dosagens citadas na literatura incluem em torno de 6mg para a redução do risco de câncer de próstata. 

As mesmas 6mg para a redução do risco de câncer de pulmão em mulheres não fumantes e 12mg para homens não fumantes; 30mg para diminuir o crescimento de câncer de próstata e 60mg para redução do LDL colesterol.

Créditos: Bambamel Natural (pesquisa junto ao fornecedor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário