terça-feira, 10 de setembro de 2013

Os erros que não fazem parte da cozinha italiana

Quem nunca foi a um restaurante italiano no Brasil para “homenagear o nonno italiano” não é mesmo? Saborear um spaghetti a bolonhesa numa daquelas mesas com a toalha quadriculada lembrando as cores da Italia…
Enquanto a cozinha italiana é uma das mais famosas do mundo, também é verdade que é, provavelmente, uma das mais incompreendidas. Veja...

1 - Cappuccino após uma refeição
Não há dúvida de que o café e cappuccino são o orgulho da Itália no mundo. 
Uma das grandes especialidades italianas, o cappuccino é bebido no café da manhã – vocês dificilmente encontrarão um italiano bebendo-o depois das 10 da manhã, já que isso estragaria o almoço… Em muitos países como nos EUA o cappuccino é bebido depois do almoço ou jantar, enquanto aqui na Italia bebem uma xícara de café (pequena, claro) para ajudar na digestão.

2 - O risoto e massas como um prato lateral
Risotto ou macarrão é primo piatto e a cozinha italiana preza muito a ordem que se deve comer os alimentos. Utilizá-lo para acompanhar carnes, peixes ou verduras é inadmissível!  

3 - A "Festa das Sete Peixes"
Conhecido nos Estados Unidos como "The Vigil," este aniversário, comemorado na véspera de Natal, exige para jantar com 7 cursos de peixes. 
Curiosamente, a "festa das sete peixes", que nos Estados Unidos é considerado por muitos o mais importante feriado italiano, é realmente desconhecido na Itália, porém, especialmente no sul, existem tradições muito semelhantes e ainda é um costume comum para comer pratos sem carne na noite de 24 de dezembro .

4 - O ketchup em massa
Quer perder a amizade com um italiano? Corte o spaghetti com uma faca na frente dele ou faça pior: abra um belo vidro de ketchup e salpique na massa que você estiver comendo (incluindo a pizza). Não há amizade que resista a este sacrilégio!

5 - Espaguete à bolonhesa
Querer impressionar um típico italiano com essa receita é a mesma coisa de querer impressionar um brasileiro fazendo pra ele uma feijoada com feijão carioca: não combina! Na Italia o molho à bolonhesa – conhecido como ragù alla bolognese é servido quase sempre com massa grossa, estilo tagliatelle ou pappardelle e não com spaguetti.


6 - O macarrão com frango
Na Itália não há receitas para macarrão com molho de frango.

7 - O "Caesar salad"
Esta salada, que leva o nome de seu suposto criador, César Cardini, uma parte da longa lista de receitas elaboradas por chefs de origem italiana, mas na verdade é quase desconhecido na Itália.

8 - A toalha xadrez vermelha e branca
Sinal indiscutível de um bom restaurante italiano de respeito no exterior.Turistas que vão visitar a Itália, provavelmente, ficam decepcionados quando descobrem que as toalhas xadrez quase nunca são usadas.

9 - O "Fettuccine Alfredo"
Basta percorrer o menú de muitos restaurantes italianos no bairro italiano do Bixiga em SP e lá está ele: o famoso fettuccine Alfredo. Só que na Italia ninguém conhece esse dito cujo Alfredo. Conta a lenda, que este macarrão, tipo miojo, temperado com manteiga e Parmigiano Reggiano,  foi inventado no "Bel Paese", especificamente por Afredo Di Lelio, o proprietário de um restaurante em Roma, mas nunca foi imposto como um prato tradicional. No exterior, no entanto, têm se tornado cada vez mais popular e com o tempo se tornou um símbolo da boa vida em Roma. 

10 - espaguete com almôndegas
Uma das mais famosas cenas do filme "A Dama e o Vagabundo" desenho animado, é aquele onde os dois cães são servidos em uma mesa, com uma toalha xadrez, branca e vermelha, com um belo prato de espaguete coberto por grandes almôndegas. 
Embora seja conhecido na América como uma receita italiana, este é realmente um prato de tradição ítalo-americano. 
Na verdade, na Itália este tipo de prato é inédito.

Créditos: Italian / Minha Saga

Um comentário:

  1. Oi San adorei as suas dicas sobre massas, que na verdade são pratos italianos, mas o que mais eu gosto e o espaguete com almôdegas ao molho, você sabe que tambem são chamadas de porpetas.

    ResponderExcluir